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https://hdl.handle.net/1822/45923
Título: | Quando ensinar é descentrar-se: autores lusófonos na disciplina de Português no 3º ciclo do ensino básico: entre teoria e práxis: relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Martins, Paula Maria Filipe |
Orientador(es): | Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso |
Data: | 23-Nov-2016 |
Resumo(s): | O presente documento constitui um relatório reflexivo da atividade profissional
no desempenho da função de professora de Português, no 3º ciclo do Ensino Básico e
surge integrado no Curso de Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas,
centrando-se na temática: «Quando ensinar é descentrar-se: autores lusófonos na
disciplina de Português no 3º ciclo do ensino básico – entre teoria e práxis». No âmbito
desta reflexão, o objetivo central é questionar e aprofundar o conhecimento sobre a
prática letiva em torno do domínio da Leitura e da Educação Literária, em cumprimento
da necessária formação contínua requerida a qualquer profissional da educação, no
sentido de uma adequada atualização das práticas instituídas. A metodologia empregue
parte da leitura dos documentos orientadores que, neste momento, regulam o ensino do
Português e a partir da observação do que se faz na Escola, repensar o modo como se
trabalha o cânone previsto no Currículo da disciplina. O presente projeto permitiu
comprovar que os alunos constroem o (s) seu (s) percurso (s) de leitura mediante a sua
participação em atividades que lhes proporcionem o prazer de ler, tornando-se numa
experiência gratificante, contribuindo, por um lado, para se tornarem leitores e
contrariando, em simultâneo, a ideia de que os alunos não lêem. Ce document est un rapport de réflexion de l’activité professionnelle dans l’exercice de la fonction d’enseignant de portugais, dans le 3ème cycle de l’enseignement de base et vient intégrer la Maîtrise en Théorie Littéraire et Littératures Lusophones, en se concentrant sur le thème : «Lorsque l’enseignement est décentralisant : auteurs lusophones dans les cours de portugais du 3ème cycle de l’enseignement de base – entre la théorie et la praxis». Dans le cadre de cette réflexion, l’objectif principal est de questionner et d’approfondir les connaissances de la pratique de l’enseignement dans le domaine de la lecture et de l’éducation littéraire, en conformité avec la formation professionnelle nécessaire, envisageant la mise à jour de pratiques plus adéquates. La méthodologie utilisée part de la lecture des documents d’orientation à l’heure actuelle et qui guident l’enseignement du portugais et à travers de l’observation de ce qu’on fait chaque jour à l’école, on veut repenser la façon dont on travaille le canon prévu dans le programme des cours. Ce projet a révélé que les étudiants construisent des voies de lecture à travers leur participation à des activités qui leur donnent du plaisir à lire, ce qui en fait une expérience enrichissante qui contribue, d’une part, pour devenir de vraies lecteurs et s’oppose au même temps à l’idée que les élèves ne lisent pas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45923 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Paula Maria Filipe Martins.pdf Acesso restrito! | Tese | 1,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |