Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45923

TítuloQuando ensinar é descentrar-se: autores lusófonos na disciplina de Português no 3º ciclo do ensino básico: entre teoria e práxis: relatório de atividade profissional
Autor(es)Martins, Paula Maria Filipe
Orientador(es)Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso
Data23-Nov-2016
Resumo(s)O presente documento constitui um relatório reflexivo da atividade profissional no desempenho da função de professora de Português, no 3º ciclo do Ensino Básico e surge integrado no Curso de Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas, centrando-se na temática: «Quando ensinar é descentrar-se: autores lusófonos na disciplina de Português no 3º ciclo do ensino básico – entre teoria e práxis». No âmbito desta reflexão, o objetivo central é questionar e aprofundar o conhecimento sobre a prática letiva em torno do domínio da Leitura e da Educação Literária, em cumprimento da necessária formação contínua requerida a qualquer profissional da educação, no sentido de uma adequada atualização das práticas instituídas. A metodologia empregue parte da leitura dos documentos orientadores que, neste momento, regulam o ensino do Português e a partir da observação do que se faz na Escola, repensar o modo como se trabalha o cânone previsto no Currículo da disciplina. O presente projeto permitiu comprovar que os alunos constroem o (s) seu (s) percurso (s) de leitura mediante a sua participação em atividades que lhes proporcionem o prazer de ler, tornando-se numa experiência gratificante, contribuindo, por um lado, para se tornarem leitores e contrariando, em simultâneo, a ideia de que os alunos não lêem.
Ce document est un rapport de réflexion de l’activité professionnelle dans l’exercice de la fonction d’enseignant de portugais, dans le 3ème cycle de l’enseignement de base et vient intégrer la Maîtrise en Théorie Littéraire et Littératures Lusophones, en se concentrant sur le thème : «Lorsque l’enseignement est décentralisant : auteurs lusophones dans les cours de portugais du 3ème cycle de l’enseignement de base – entre la théorie et la praxis». Dans le cadre de cette réflexion, l’objectif principal est de questionner et d’approfondir les connaissances de la pratique de l’enseignement dans le domaine de la lecture et de l’éducation littéraire, en conformité avec la formation professionnelle nécessaire, envisageant la mise à jour de pratiques plus adéquates. La méthodologie utilisée part de la lecture des documents d’orientation à l’heure actuelle et qui guident l’enseignement du portugais et à travers de l’observation de ce qu’on fait chaque jour à l’école, on veut repenser la façon dont on travaille le canon prévu dans le programme des cours. Ce projet a révélé que les étudiants construisent des voies de lecture à travers leur participation à des activités qui leur donnent du plaisir à lire, ce qui en fait une expérience enrichissante qui contribue, d’une part, pour devenir de vraies lecteurs et s’oppose au même temps à l’idée que les élèves ne lisent pas.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45923
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula Maria Filipe Martins.pdf
Acesso restrito!
Tese1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID