Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45938

TítuloConceção de um manual escolar de português: relatório de atividade profissional
Autor(es)Santiago, Ana Isabel Saraiva da Conceição
Orientador(es)Teixeira, Rita Roque Gameiro Tenreiro Patrício
Palavras-chaveEnsino
Currículos
Cânone
Língua
Literatura
Manuais escolares
Data26-Jan-2017
Resumo(s)O presente trabalho associa a descrição de um percurso profissional – que concilia a atividade docente, a formação de professores e a conceção de manuais escolares de Português para o ensino básico – a uma reflexão sobre esse percurso. Não sendo possível percorrer todos os cruzamentos desses caminhos profissionais, e tendo em conta o âmbito do mestrado em que se enquadra este relatório, optou-se por uma abordagem que permitisse destacar a importância dos programas e do cânone literário escolar, faces mais visíveis do currículo prescrito, na elaboração de um manual para a disciplina de Português, face mais próxima do currículo implementado. A seleção do manual elaborado para o nono ano de escolaridade serviu de pretexto, sob o ângulo de autora, para a descrição de alguns processos implicados na sua conceção, nomeadamente, os critérios de seleção textual, de organização e de abordagem dos textos literários.
This work associates the description of a professional route made of teaching, training and textbook writing to a reflection about that route. As it is not possible to go through all those professional paths, and considering the scope of the master’s degree into which this report can be framed, the chosen approach is focused on the importance of the most visible aspects of the prescribed curriculum (syllabuses and the school literary canon) on the making of a Portuguese textbook, which is closer to the taught curriculum. The choice of the year 9 textbook allowed the description of the process of its making, namely the criteria for the choice of texts, the organisation and the approach to literary texts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45938
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEHUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel Saraiva da Conceição Santiago.pdf
Acesso restrito!
Tese17,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID