Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45987
Título: | Avaliação de impacto da formação: potencialidades e constrangimentos |
Outro(s) título(s): | Evaluation of the impact of training: potential and constraints |
Autor(es): | Peixoto, Ana Rita Vieira |
Orientador(es): | Sá, Virgínio |
Palavras-chave: | Formação Avaliação Impacto Formation Evaluation Impact |
Data: | 25-Mai-2017 |
Resumo(s): | O presente relatório, produto do estágio inserido no contexto EFA (Entidade Formadora
Anónima), no âmbito do Mestrado em Educação, Área de Especialização Formação, Trabalho e
Recursos Humanos aborda a temática da avaliação de impacto da formação: potencialidades e
constrangimentos.
É indubitável que, numa economia global, onde a competitividade, exigência, flexibilidade
eficiência, versatilidade, são palavras de ordem, todos temos de estar preparados e
apetrechados, se porventura, quisermos singrar no mercado de trabalho. Neste sentido, é
atribuído à variável formação um grande destaque. Tendo em conta este panorama, torna-se
fundamental que a mesma tenha impacto na vida dos formandos quer seja a nível pessoal,
social ou profissional.
O objetivo deste estudo passa então por perceber e analisar até que ponto a frequência da
formação numa entidade formadora no período de 2015/2016 causou ou não impacto nos
formandos nas diferentes esferas das suas vidas, quer a nível pessoal/social e profissional. Em
termos empíricos, a investigação tem como público-alvo vinte formandos que concluíram com
sucesso formações no período referenciado, tendo como técnica privilegiada o recurso a um
inquérito por questionário, adotando uma metodologia de natureza quantitativa, embora
recorrendo também a técnicas qualitativas. Com base na análise dos dados, apesar de a
amostra ser bastante reduzida, pode afirmar-se que, na perspetiva dos formandos, a formação,
de uma forma geral foi positiva e encarada como uma aprendizagem importante para os que a
frequentaram, contudo há aspetos que merecem especial atenção. The present report, a product of the stage in the context Forming anonymous Entity (EFA), in the Master's Degree in Education, area of specialization Training, Labor and Human Resources deals with the theme of the impact assessment of training: potential and constraints. There is no doubt that in a global economy, where the competitiveness, demand, flexibility, efficiency, are words of order for which we must all be prepared and equipped, to which we should not be indifferent if we want to thrive in the labor market. In this sense, it is assigned to variable training a major highlight. Taking into account this panorama, it is essential that it has impact on the lives of trainees either on a personal level, social or professional. The objective of this study is then passed to perceive and analyze the extent to which the frequency of training in an entity in the period 2015/2016 caused or did not impact on trainees in different spheres of their lives both, personal/social and professional lives. In terms of empirical research has as target audience twenty trainees who have successfully completed training in the period referred to, having as a privileged technique using a survey by questionnaire, adopting a methodology of nature quantitative, while also making use qualitative techniques. Based on the analysis of the data, although the sample is rather small, it can be said that the training and generally was positive and seen as a major learning for trainees who responded to the survey, however there are aspects which deserve special attention. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45987 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE ANA PEIXOTO FINAL.pdf Acesso restrito! | Tese | 3,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |