Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46010

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipepor
dc.contributor.authorAraújo, Joaquim Machado depor
dc.date.accessioned2017-06-20T16:07:39Z-
dc.date.available2017-06-20T16:07:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-02-
dc.identifier.citationAraujo, A.F., & Machado, J. (2015). Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a Terra da Brincadeira. Letras em Revista, 6 (1). 256-271por
dc.identifier.issn2318-1788por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46010-
dc.description.abstractN’As Aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi conta a passagem de Pinóquio pela Terra da Brincadeira que é recriada por Paula Rego na tela Island of ligths from Pinocchio (1996), utilizando as imagens da criança e do asno e suas variações.Neste artigo comparamos as perspetivas do autor do texto verbal e da sua leitora-pintora, fazendo uma leitura mítico-simbólica das imagens obsessivas da tela, e mostramos que, pondo em evidência uma interpretação da Terra da Brincadeira como ilha das trevas, sucedâneo do próprio Inferno, Paula Rego fixa na tela a perspetiva dominante do narrador do texto verbal, isto é, a dimensão distópica do sonho infantil do folgar contínuo, enquanto expressão da natureza e não da cultura, onde o seu destino teria que passar pela escolapor
dc.description.abstractIn The Adventures of Pinocchio, Carlo Collodi tells the passing through of Pinocchio by the Land of Playing that is drawn by Paula Rego in the painting Island of Lights from Pinocchio (1996), using images of children and of the donkey and respective variations.In this article, the authors compare the perspectives of the verbal text author and of her reader- painter. A mythical and symbolic reading of obsessive images of the canvas is made. Paula Rego puts the stress on the interpretation of the Land of Playing understood as an island of darkness, as hell. This painter stresses on the canvas the dominant perspective of the narrator of the verbal text, i.e. the dystopian dimension of a child’s dream of a continuous rest, seen as an expression of the nature and not of the culture, in which his faith would have to include school attendancepor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauí (UESPI)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectUtopiapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectSimbolismopor
dc.subjectLiteraturepor
dc.subjectPaintingpor
dc.subjectSymbolismpor
dc.titleDo livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeirapor
dc.title.alternativeFrom the book to the canvas: Carlo Collodi, Paula Rego and the Land of Toyspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.uespi.br/ojs/index.php/letrasrevista/article/view/421por
oaire.citationStartPage256por
oaire.citationEndPage271por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleLetras em Revistapor
oaire.citationVolume6por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalLetras em Revistapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Art. - Do Livro à tela-2015.pdf323,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID