Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46012

TítuloQuando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
Outro(s) título(s)When imagination is seen by educators: contributions from Kieran Eagan and Rubem Alves
Autor(es)Araújo, Alberto Filipe
Peres, Lúcia Maria Vaz
Palavras-chaveImaginação
Formação
Educação
Imagination
Education
Instruction
Data2015
EditoraUniversidade Federal de Pelotas (UFPel)
RevistaCadernos de Educação
CitaçãoAraújo, A. F. & Peres, L. M. Vaz (2015). Quando a Imaginação é olhada por Educadores: Contributos a partir de Kieran Egan e de Ruben Alves. Cadernos de Educação, nº 50, 1-14.
Resumo(s)O presente artigo mostra a importância da tradição remitologizadora à educação valorizando os vários tipos de imaginação, assim como as suas lições míticas. Numa primeira parte, problematizaremos a imaginação, prioritrariamente, a partir de Kieran Egan. Na segunda parte, apresentaremos o Pinóquio, de Rubem Alves, tecendo algumas reflexões na perspetiva da filosofia do imaginário educacional que nós vimos, ao longo dos últimos anos, construindo. Tais problematizações conduzem-nos a pensar a educação e o papel do Pedagogo desde as lições de cariz simbólico e mítico de Pinóquio, uma vez que elas sugerem a renúncia e a tentação de sufocar o destino do educando, assim como a renúncia ao projeto de fabricar o outro, negando-lhe a alteridade sempre desejável.
This article demonstrates the importance of a re-mythicizing tradition to education, valuing the several types of imagination, as well as their mythical lessons. In the first section we problematize imagination, mainly through Kieran Egan. In the second part, we present Rubem Alves’ Pinóquio , developing some reflections under the perspective of educational imaginariness that we have been previously building. These problems lead us to think about education and the role of the Educator based o n the symbolic and mythical lessons of Pinóquio, since they suggest relinquishing and the temptation of suffocating the student’s destiny, as well as waiving the project of ‘fabricating the other’, denying them the always sought alterity
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46012
ISSN2178-079X
Versão da editorahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/5823/4247
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev. Cadernos de Educação - 2015.pdf735,44 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID