Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46027

TítuloO papel dos professores na preparação do TPC e o impacto na performance escolar dos alunos a matemática
Outro(s) título(s)Teachers’ role in homework design and its impact on students’ mathematics academic performance
Autor(es)Nunes, Tânia Marlene Pacheco
Orientador(es)Rosário, Pedro
Palavras-chaveTrabalhos Para Casa
Características do TPC
Comportamentos no TPC
Rendimento académico
Matemática
Homework
Homework Characteristics
Homework Behaviors
Academic achievement
Mathematics
Data24-Fev-2017
Resumo(s)Em Portugal, assim como em muitos outros países do mundo, o Trabalho para Casa (TPC) é uma ferramenta instrutiva frequentemente utilizada pelos professores. No entanto, na formação inicial e contínua dos docentes o foco na rentabilização do TPC como ferramenta instrutiva tem sido negligenciado. Urge alertar a comunidade educativa para a importância do TPC, colocando o foco no professor, primeiro e último responsável no ciclo do processo do TPC. Deste modo, a focalização na importância do impacto das escolhas e modo de preparação das tarefas dos TPC, por parte dos docentes, constitui-se como o objetivo central desta tese. Almejamos compreender o impacto de algumas das variáveis dos professores inerentes ao primeiro momento do TPC nos comportamentos do aluno no TPC e no rendimento académico a matemática. Pretendemos, ainda, contribuir para a literatura na área do TPC, identificando características da fase de preparação das tarefas a prescrever de modo a promover aprendizagens significativas e apropriadas aos seus alunos, promovendo, assim, o seu envolvimento na aprendizagem. Para atingir estes objetivos, realizámos quatro trabalhos (dois publicados e dois submetidos para publicação em revistas incluídas no Journal of Citation Reports) . O primeiro trabalho, publicado em 2014 na Revista de Psicología y Educación (O papel do professor: enfoque nas características de um TPC de qualidade), integra uma síntese dos resultados das investigações conduzidas sobre as principais variáveis do TPC (e.g., frequência, propósitos) que podem influenciar a eficácia do TPC. A partir desta sumarização pretendeu-se analisar as características de um TPC de qualidade, apresentando-se algumas orientações para melhorar as práticas de TPC dos professores. O segundo trabalho foi publicado em 2015 na revista Contemporay Educational Psychology (Does homework design matter? The role of homework’s purpose in student mathematics achievement). Os resultados deste estudo multinível mostraram, após controlar as características dos alunos e as variáveis ao nível da turma, que o TPC com o propósito de transferir a aprendizagem para outros contextos, requerendo um pensamento abstrato, teve mais impacto positivo no rendimento académico dos alunos a matemática do que os TPC com os propósitos de praticar a matéria dada na aula anterior e preparar a aula seguinte. Os resultados deste estudo sublinharam a importância do papel do professor na primeira fase do TPC (i.e., no desenho do TPC com um propósito específico). O terceiro trabalho foi submetido para a revista Metacognition and Learning (Homework purposes, homework behaviors and academic achievement. Examining the mediating role of students’ perceived homework quality). Os resultados deste estudo permitiram-nos concluir que não são os propósitos do TPC, mas sim a qualidade do TPC percebida pelos alunos, que explica positivamente os comportamentos e a performance dos alunos no TPC e ainda o seu rendimento académico a matemática. O modelo testado apresentou um elevado ajuste aos dados, explicando cerca de 70% do rendimento a matemática. Os resultados sugerem a importância dos professores explicitarem os propósitos do TPC para que os alunos compreendam a sua utilidade, beneficiando deste. O último trabalho, de natureza qualitativa, encontra-se submetido para a The Elementary School Journal (Homework should be…but we do not live in an ideal world”: Teachers’ perspectives of a homework of quality). Os resultados deste estudo permitiram conhecer a perceção dos professores sobre as características de um TPC de qualidade e as características do TPC que marcam no quotidiano. Entre outros resultados, verificámos que todos os professores valorizam o TPC enquanto ferramenta educativa e que identificam o propósito de rever e praticar a matéria dada na aula anterior como uma característica central num TPC de qualidade e no TPC que marcam no dia-a-dia. Este estudo permitiu, ainda, perceber alguns obstáculos sentidos pelos professores, que dificultam a marcação de um TPC que consideram de qualidade (e.g., TPC individualizado). Os estudos desta tese permitiram-nos, de forma global, concluir que: 1) O TPC é uma ferramenta amplamente utilizada e valorizada pelos professores em Portugal; 2) o papel do professor no desenho do TPC é fundamental para potenciar a sua eficácia; 3) os propósitos do TPC são uma característica muito importante no primeiro momento do TPC; 4) os propósitos de TPC têm um impacto diferenciado no rendimento académico; 5) embora a importância dos propósitos do TPC, se o aluno não perceber a sua utilidade para a sua aprendizagem, esta característica deixa de ser relevante; 6) os professores sentem dificuldades em desenhar um TPC com todas as características que valorizam; 7) urge a necessidade de formação de professores subjacente às características do TPC de modo a maximizar o potencial instrutivo desta ferramenta.
Similarly to other countries, in Portugal, Homework (HW) is an instructive tool that is frequently used by teachers. However, in teachers’ initial and continuous training, the maximization of HW as an instructive tool has been neglected. It is, therefore, a prime need that the educative community becomes aware of the importance of HW, highlighting the teacher’s role in the first and last steps from the HW process. Henceforth, the main focus of the present PhD thesis is on the teachers’ choices and methods of HW preparation. We aim to understand the impact of teachers’ variables associated with the first HW moment in students’ HW behavior and in their academic performance in mathematics. Additionally, our goal is to add to the HW literature. Through the identification of features of the HW preparation phase, we aim to contribute to the promotion of meaningful and adequate learning processes, and, consequently, to promote students engagement in their own learning. To accomplish these goals, four studies were conducted, two of which are already published and the others are currently under review in journals included in the Journal of Citation Reports . The first paper was published in 2014 in the journal Revista de Psicología y Educación (Teacher role: Focus on the characteristics of an HW of quality) and includes a review of the research pertaining the main HW variables that can influence the HW effectiveness (e.g., frequency, purpose). With this review we aimed to uncover the characteristics of quality HW. The second work was published in 2015 in the journal Contemporay Educational Psychology (Does homework design matter? The role of homework’s purpose in student mathematics achievement). This multilevel study showed that, after controlling for student’s characteristics and class variables, when HW was conceived as a way of transferring learning to other contexts, and required abstract thinking, it had a higher positive impact in students’ school achievement in mathematics than when HW was conceived as a way to practice contents and prepare for the next class. These results highlight teacher’s role in the first phase of HW (i.e., in the HW design with specific purposes). The third paper has been recently submitted to the journal Metacognition and Learning (Homework purposes, homework behaviors and academic achievement. Examining the mediating role of students’ perceived homework quality). This study has allowed to conclude that a homework quality perceived by students positively explain their homework behaviors, performance and mathematics achievement. Contrary to expectations, homework purposes did not explain the outcome variables. The examined model showed a good fit and explained almost 70% of students´ mathematics achievement. The results suggest that teachers should clearly relate the purposes of homework to their students so they can understand its utility and benefit from it. The last research work of the present thesis is a qualitative study which is currently under review in the Journal of Educational Psychology (“Homework should be…but we do not live in an ideal world”: Teachers’ perspectives of a homework of quality). This study has allowed to learn teacher’s perceptions about the characteristics of quality HW, and what characterizes the HW that teachers assign daily. Among other things, teachers value HW as an educative tool, and the main characteristic of quality HW and of hey prescribe daily is of reviewing and practicing what was lectured in-class. Additionally, we were able to identify some obstacles teachers face daily that complicate the assignment of a HW that they consider as a HW with high quality (e.g., tailored HW). The studies of the present thesis allowed us to conclude that: 1) HW is a tool widely used and valued by Portuguese teachers; 2) the teacher’s role in HW design is a key aspect to potentiate its effectiveness; 3) HW purposes are a highly important characteristic in the first phase of HW; 4) the HW purposes have a differential impact in school achievement; 5) although the importance of homework purposes, if students do not perceived its instrumentality for their learning, this characteristic will lose relevance; 6) teachers have difficulties in designing homework with all characteristics that they value; and 7) there is a need of training teachers regarding the characteristics of HW to maximize the instructive potential of this tool.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46027
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tania Marlene Pacheco Nunes.pdf
Acesso restrito!
3,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID