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https://hdl.handle.net/1822/46038
Título: | A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola |
Outro(s) título(s): | Creation and Management of Pupil Enterprises: Opinions of Participating Students and Teachers on the Entrepreneurship in the School Program Creación y gestión de microempresas en el salón de clase: Opiniones de estudantes y profesores participantes en el Programa Emprender en la Escuela |
Autor(es): | Imaginário, Susana Cristo, Eurídice Jesus, Saul Neves Morais, Maria de Fátima |
Palavras-chave: | Educação para o empreendedorismo Programa de promoção do empreendedorismo Gestão de miniempresas na sala de aula Estudantes e professores do ensino básico e secundário entrepreneurship education program to promote entrepreneurship pupil enterprises management primary and secondary's education students and teachers |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidad del Rosario |
Revista: | Avances en Psicología Latinoamericana |
Citação: | Imaginário, S., Cristo, E., Neves de Jesus, S., & Morais, F. (2017). A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: opiniões dos alunos e professores participantes do Programa Empreender na Escola. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), 23-42. doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710 |
Resumo(s): | O Programa Empreender na Escola é um programa de educação que visa a promoção do desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo através da criação e gestão, por parte dos alunos, de miniempresas de “importação/exportação” que funcionam em parcerias comerciais, trocando entre si produtos que serão posteriormente comercializados na comunidade local. Realizado no âmbito do Programa Estratégico da “Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul” foi implementado em 12 escolas de 7 municípios da região do Alentejo, Portugal, envolvendo 281 alunos e 27 professores do ensino básico e secundário, organizados em 18 “empresas” e 9 parcerias comerciais. Recorrendo a uma amostra aleatória de alunos e professores participantes procurámos conhecer a sua opinião sobre o desenvolvimento do projeto e sobre a sua participação através de um questionário desenvolvido para o efeito. Os resultados demonstraram que o estabelecimento de relações interpessoais é um aspeto muito importante para os participantes e que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. Além disso, deve existir também uma redução da carga burocrática para que no final do 1º período as miniempresas já estejam em condições de comercializar os produtos “importados” da “empresa” parceira. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46038 |
DOI: | 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710 |
ISSN: | 1794-4724 |
e-ISSN: | 2145-4515 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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