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https://hdl.handle.net/1822/46055
Título: | Humanidades interativas problematização do processo de desenho e construção de um videojogo lúdico-pedagógico |
Outro(s) título(s): | Interactive humanities: problematizing the development of a pedagogical video game |
Autor(es): | Martins, Paulo Jorge Pereira |
Orientador(es): | Dias, Idalete |
Palavras-chave: | Humanidades Transdisciplinaridade Videojogos Criatividade Interatividade Humanities Pedagogical video games Creative industries Storytelling Interactivity |
Data: | 5-Jun-2013 |
Resumo(s): | Este projeto, essencialmente prático, tem como finalidade explorar e
destacar o potencial interventivo das Humanidades no processo de desenho e
construção de um videojogo pedagógico bidimensional. Num segmento teórico
é evidenciada a crescente solidificação e importância da indústria criativa dos
videojogos no panorama contemporâneo, e potencialidades várias, com enfâse
nas vertentes interventivas das Humanidades neste contexto transdisciplinar,
quer seja pela via criativa, cultural ou pedagógica. Num segmento prático,
inicialmente é esboçado o guião concetual de um jogo interativo de cariz lúdicopedagógico,
cujo objetivo último é a contribuição para a aprendizagem e
iniciação a uma nova língua não materna. O ponto central de todo o projeto é a
construção, programação e problematização de um protótipo jogável do
videojogo idealizado, partindo sempre de um contexto Humanista
transdisciplinar, com o objetivo de comprovar a capacidade interventiva deste
ramo de estudos em contextos vários. Todo o processo técnico é desenvolvido
recorrendo a tecnologias gratuitas com recursos de aprendizagem acessíveis a
todo o tipo de públicos. O objetivo deste projeto passa por sublinhar as
possibilidades pedagógicas dos videojogos e, paralelamente, em instância
superior, comprovar as capacidades de intervenção dos humanistas no
processo criativo desta indústria em ascensão. This project aims to explore the interventive potential of the Humanities in the process of developing a 2D pedagogical video game. The theoretical section of the thesis will focus on the importance of the creative industry of video games in today’s society and the role the Humanities can play in the context of transdisciplinary research. The practical section of the thesis will focus on the development and programming of a video game prototype and will begin with the script of a pedagogical interactive game suitable for foreign language learning. The technical part of the video game was entirely developed using open and free technology resources. The ultimate goal of this project consists in emphasizing the potential of bringing together the Humanities and the creative industries, namely the video game development industry. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária (área de especialização em Estudos em Cinema e Literatura) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46055 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Paulo Jorge Pereira Martins.pdf | Dissertação de mestrado | 950,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Anexos.rar | Anexos | 35,41 MB | Unknown | Ver/Abrir |