Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46219

TítuloEnsino e aprendizagem de Chinês de alunos do 2º e 3º ciclos
Autor(es)Bonamy, Sara Manuela Campos
Orientador(es)Lam, Sun
Data14-Fev-2014
Resumo(s)Nos dias que correm é notório o interesse na aprendizagem da Língua Chinesa. Contudo a especificidade do Chinês, sobretudo ao nível do seu sistema de escrita, é apontada pela maioria dos alunos como a principal razão da sua relutância em iniciar o estudo desta língua. Segundo grande parte dos alunos, após iniciar o estudo de Chinês, as maiores dificuldades com que se deparam são a memorização e produção dos carateres, sendo a principal razão destas se manifestarem a complexidade dos carateres, uma vez que estes contêm simultaneamente múltiplas dimensões como: visuo-espaciais, gesto-sequenciais, semânticas e fonéticas. Tendo em conta este fator, o ponto fulcral deste relatório é o ensino/aprendizagem de carateres chineses, com base na minha experiência e nos dados recolhidos durante o estágio no projeto “Ensino de Chinês nas Escolas” do Instituto Confúcio da Universidade do Minho. O principal objetivo deste relatório é demonstrar como as dificuldades encontradas pelos alunos, aquando do início da aprendizagem dos carateres podem ser ultrapassadas e atenuadas.
Nowadays there is a notable interest in the learning of Chinese Language. However, the specificity of Chinese, particularly in terms of its writing system, is pointed out by most learners as being the main reason for their reluctance to begin studying this language. According to most students, after starting the study of Chinese, the greatest difficulties they face are memorization and production of the characters, the main reason for this being the complexity of the characters due to the fact that they contain at the same time multi-dimensions as visual-spatial, gestural-sequential, semantic and phonetic components in various combination patterns. Given this factor, the focus of this report is the teaching-learning of Chinese characters, based on my didactic experience and the data collected during an internship in the "Chinese Teaching in Schools" project of the Confucius Institute at the University of Minho. The main objective of this report is to demonstrate how the difficulties encountered by students initiating the learning of characters can be overcome and alleviated.
在当今的葡萄牙,学习汉语的人数呈现日益上涨的趋势,尤其是在中小学。而在 汉语的学习过程中,特别是初级阶段,其不同于其它语言的最大特点 - 汉字,往 往使很多学生望而却步。大部分学生感到汉字难记、难写,主要原因在于汉字本 身的特点,如空间结构、书写步骤、意符部件和音符部件的组合等等,非常不同 于学生母语的书写和思维习惯。本实习报告的主要内容就是针对中小学生在学习 汉字过程中常见的一些问题,通过对他们的比较具有普遍性的错误进行分析, 介 绍我们在汉字教学的初级阶段采用的一些方法,以便帮助学生克服相关的困难。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Estudos Interculturais Português / Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46219
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Manuela Campos Bonamy.pdf9,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID