Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46290

TítuloFighting the ghosts: o feminismo e as lutas das mulheres
Autor(es)Pereira, Margarida Esteves
Palavras-chaveMulheres
Cidadania
Feminismos
Direitos das mulheres
Data20-Abr-2015
Resumo(s)Num tempo (segunda década do século XXI) e numa geografia (Portugal, Europa, sociedades ocidentais) onde as ideias e os ideais feministas são cada vez mais confrontadas com vozes clamando a sua irrelevância em sociedades que aparentemente atingiram a igualdade de género, pretende-se pôr em perspetiva vários momentos da evolução de alguns dos movimentos e causas que marcaram a “questão das mulheres” nas sociedades ocidentais. Partindo-se de alguns textos que marcaram vincadamente vários momentos da história dos feminismos desde os séculos XVIII e XIX (Mary Wollstonecraft, John Suart Mill) até ao século XX (Ana de Castro Osório, Virginia Woolf, Betty Friedan), entre outros mais recentes, far-se-á uma contextualização da evolução do(s) feminismo(s) ao longo da sua história. Por outro lado, abordar-se-á a questão mais específica do modo como no contexto da literatura e dos estudos literários as mulheres escritoras têm lutado com os fantasmas (na expressão de Virginia Woolf) que as assaltam no momento da escrita, obrigando-as a reformular o modo como (se) pensam enquanto mulheres e escritoras. Esse processo parece ser uma boa metáfora para os obstáculos que, apesar de tudo, ainda vão prevalecendo nas nossas sociedades relativamente a uma suposta igualdade de género.
TipoComunicação oral
DescriçãoComunicação proferida no Evento: XVI Diálogos da Educação sob o tema Mulheres: Cidadania, Educação, Trabalho, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho no dia 20 de Abril de 2015.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46290
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fighting the ghosts.pdf589,81 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID