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https://hdl.handle.net/1822/46310
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Macedo, Ana Paula | por |
dc.contributor.author | Martins, Fernanda | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T08:48:33Z | - |
dc.date.available | 2017-07-31T08:48:33Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46310 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo enquadra-se no âmbito do grupo de investigação do Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho - A governação e gestão das escolas públicas: o(a) diretor(a) em ação -, tendo a vindo a recolher, desenvolver, entre outros aspetos, a as perspetivas e opiniões de diferentes atores educativos sobre: i) um novo modelo, de modo a problematizar se as práticas de gestão continuam a ser orientadas, ainda que num registo informal, pelo princípio da gestão democrática, da colegialidade e da participação, ou se essas práticas são orientadas pelas novas competências que a lei confere ao diretor de escola, marcadas pela liderança unipessoal e pela concentração de poderes nesse órgão de gestão; ii) sobre os rankings das escolas e se essa publicitação dos resultados académicos induz efeitos de quase-mercado. Neste sentido, a presente comunicação tem como principal objetivo apresentar alguns dados, de um estudo de caso, referentes a estas alterações recentes nas escolas portuguesas. Uma, das mais significativas, prende-se com um novo modelo de gestão (Decreto-Lei nº 75/2008) e, com especial destaque, a emergência da figura do diretor de escola, e ainda uma outra alteração que veio a ocorrer, embora esta mais da responsabilidade da imprensa escrita do que propriamente de medidas governamentais, referimo-nos concretamente à publicação dos rankings das escolas, desde 2001. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Entre uma gestão menos democrática e uma escola para todos: uma abordagem preliminar a partir de um estudo de caso | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 25 - 27 abr. 2017 | por |
sdum.event.title | II Congreso Internacional SEI: Sociedad, Educación Y Inclusión | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Granada, Espanha | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | por |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Comunicações / Communications |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Entre uma gestão menos democrática e uma escola para todos.pdf | 245,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |