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https://hdl.handle.net/1822/46311
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Macedo, Ana Paula | por |
dc.contributor.author | Martins, Maria Fernanda dos Santos | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T08:51:26Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Macedo, A. P., & Martins, F. (2017). Entre uma gestão menos democrática e uma escola para todos: Uma abordagem preliminar a partir de um estudo de caso. In M. Homrani, I. A. Ruiz, & D. E. B. Zarabanda (Coord.), Respuestas e intervenciones educativas en una sociedad diversa (pp. 893-903). Granada: Editorial Comares, S.L. | por |
dc.identifier.isbn | 978-84-9045-519-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46311 | - |
dc.description.abstract | O Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril tem sido objeto de múltiplas investigações com um pressuposto comum que assenta, por um lado, no carácter recentralizador do poder político e da administração escolar e, por outro lado, pela emergência da liderança unipessoal concentrando sobre si vários poderes e competências. Importa contextualizar que esta última alteração surge em decorrência de um processo lento e gradual de concentração de poderes no órgão de gestão, ainda que em períodos e em modelos anteriores o órgão de gestão apresentasse uma configuração colegial (cf. Martins, 2009; 2011). Também importa clarificar que esta alteração ao modelo de gestão ocorre no contexto de implementação de um outro conjunto de medidas em matéria de administração escolar, destacando-se: a constituição de agrupamentos de escolas; a adesão a modalidades de autonomia técnica e instrumental, entre outras. Dentro deste cenário surgem interpretações acerca da figura do diretor que se inscrevem num movimento de desconcentração algo radicalizado, capaz de assegurar o tradicional predomínio do centro sobre as periferias e de o dotar de maior eficácia em termos de controlo, transformando o seu cargo no “rosto” do poder central junto da escola. Note-se que a expressão desta nova lógica de regulação das escolas era previsível, uma vez que desde a década de 1980 que existiam sinais da mudança - práticas de gestão democrática débeis, consubstanciadas, entre e outros aspetos num decréscimo substantivo na apresentação de listas concorrentes ao conselho diretivo (Lima, 2011). A imposição deste modelo de governação, para além da concentração de poderes no órgão de gestão, acaba por atribuir os referidos poderes e competências a um único sujeito, “dessa forma alongando e verticalizando o respetivo organigrama e reforçando as prerrogativas de uma liderança formalmente unipessoal” (Lima, 2011, p. 47). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editorial Comares | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | Entre uma gestão menos democrática e uma escola para todos: uma abordagem preliminar a partir de um estudo de caso | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 893 | por |
oaire.citationEndPage | 903 | por |
oaire.citationConferencePlace | Granada, Espanha | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Respuestas e intervenciones educativas en una sociedad diversa | por |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Entre uma gestão menos democrática e uma escola para todos.pdf Acesso restrito! | 460,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |