Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46356

TítuloEnvelhecer com estímulos
Outro(s) título(s)Growing old with stimuli
Vieillir avec stimulations
Autor(es)Moreira, Maria Cristina Ribeiro
Orientador(es)Casulo, José Carlos de Oliveira
Palavras-chaveEnvelhecimento ativo
Envelhecimento populacional
Educação de adultos
Animação sociocultural
Animação de adultos idosos
Estímulos
Active aging
Population aging
Adult education
Socio-cultural animation
Older adults animation
Stimuli
Vieillissement actif
Vieillissement de la population
Éducation des adultes
Animation socioculturelle
Animation des adultes plus âgées
Stimulations
Data20-Fev-2017
Resumo(s)O projeto “Envelhecer com estímulos”, trata da temática do envelhecimento ativo, salientando a necessidade constante de estímulos numa faixa etária mais avançada e/ou a portadores de patologias limitativas, por forma a promover/manter o aumento da qualidade de vida. Implementado numa Instituição Particular de Solidariedade Social, o Centro Comunitário Paroquial da paróquia de Gondar, concelho de Guimarães, estiveram diretamente implicados trinta e um adultos/seniores que frequentam o Centro de Dia. Durante o decorrer do projeto tentamos, tendo por base a educação de adultos e intervenção comunitária, contrariar a tendente inatividade física, psicológica e afetiva, aportando-lhes várias atividades de animação sociocultural, com vista à promoção de uma cidadania ativa e participativa. A pertinência deste estudo deve-se ao progressivo aumento do envelhecimento demográfico, consequência da crescente esperança média de vida e da diminuição da taxa de natalidade, considerado um dos maiores desafios do século XXI. Assim, este trabalho pretende sensibilizar para a importância e necessidade de iniciativas que visem o aumento da qualidade de vida, mantendo a população adulta/idosos ativa, preenchendo o seu sentimento existencial, proporcionando um “novo” sentido para a vida. Deste modo, o presente relatório encontra-se estruturado em quatro capítulos, precedidos de uma introdução. Consta, o primeiro capítulo, do enquadramento contextual de estágio; o segundo do enquadramento teórico do tema/área de estágio; sendo o terceiro capítulo dedicado ao enquadramento metodológico do estágio; o quarto à apresentação e discussão do processo de intervenção/investigação. Seguem-se as considerações finais e, por fim, são apresentadas a bibliografia consultada, os anexos e os apêndices.
The project “Growing old with stimuli”, deals with the active aging issue, highlighting the need for constant stimulation in most advanced age groups and/or people with limited conditions, in order to promote/maintain the increase qualify of life. Implemented in a private institution of social solidarity, the Parish Community Centre of Gondar parish, in Guimarães, were directly involved thirty-one adults/seniors who attend the day center. During the project we tried, based on adults education and community intervention, counteract the trend to physical, psychological and emotional inactivity, providing them various socio-cultural animation activities to promote an active and participatory citizenship. The relevance of this study is due to the progressive increase of the aging population, a consequence of the increasing of life expectancy and falling birth rate, one of the biggest challenges of the twenty-first century. This work aims to raise awareness of the importance and need for initiatives to increase quality of life, keeping the adult population/elderly active, filling their existential sense, providing a “new” meaning to life. Thus, this report is structured in four chapters, preceded by an introduction. The first chapter is the contextual framework of the internship; the second is about theoretical framework of the internship; the fourth to the presentation and discussion of the intervention/investigation process. Then there are the final considerations and, finally, are shown the bibliography, annexes and appendices.
Le projet «Vieillir avec stimulations», traite de la question du vieillissement actif, en insistant sur la nécessité d'une stimulation constante dans un groupe e personnes ayant un âge plus avancé et / ou des personnes ayant des limitations, afin de promouvoir / maintenir une meilleure qualité de vie. Mise en place dans une institution privée de solidarité sociale, le Centre communautaire paroissial de Gondar, municipalité de Guimarães, ce projet à directement impliqué trente et un adultes /seniors qui fréquentent l’accueil de jour. Au cours du projet nous avons essayé, sur la base de l'éducation des adultes et de l'intervention communautaire, de contrecarrer la tendance à l'inactivité physique, psychologique et émotionnel, en leur proposant diverses activités d'animation socioculturelles, pour promouvoir une citoyenneté active et participative. La pertinence de cette étude est due à l’évolution croissante du vieillissement de la population, en raison de la l'augmentation de l’espérance de vie et de la baisse du taux de natalité ; l'un des plus grands défis du XXIe siècle. Ce travail vise à sensibiliser l'importance et la nécessité de mettre en place des initiatives visant à améliorer la qualité de vie, en maintenant les adultes/personnes âgées actifs, tout en remplissant leurs sens existentiels et en fournissant un "nouveau" sens à sa vie. Ainsi, ce rapport est structuré en quatre chapitres, précédés d'une introduction. D’après certaines sources, le premier chapitre traite de la partie contextuel du stage; le second sur du cadre théorique; le troisième chapitre porte sur la méthodologie; le quatrième à la présentation et discussion du processus recherche-intervention. Ensuite les considérations finales et, enfin, sont présentés la bibliographie, les annexes et les appendices.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46356
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Cristina Ribeiro Moreira.pdfRelatório de Estágio5,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID