Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46366

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBandeira, Pedropor
dc.contributor.authorGonçalves, Carlos Eduardo Peixotopor
dc.date.accessioned2017-09-05T09:40:20Z-
dc.date.available2019-08-01T06:00:16Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.date.submitted2017-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46366-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica)por
dc.description.abstractA fotografia remete sempre para o seu referente. Mas, de certa forma, transforma-o. No caso da cidade, essa transformação é feita pela enfatização do seu retrato. Os seus espaços ficam numa imobilidade eterna que permite o seu estudo. Permite analisar a evolução urbana e, também, a evolução do olhar sobre a Cidade. Um olhar com intenções que repercutem no espaço, representado através da fotografia, teoricamente diversa, desde o acto mecânico a uma forma de relato, equiparado à escrita. Pretende-se sintetizar estas correntes ideológicas que alteram a percepção, e a sua capacidade de representação. Perceber de que forma certos actos e opções ao fotografar o espaço mais têm que ver com cada uma delas. Este trabalho pretende, assim, analisar se na fotografia o espaço representado se altera, se renova, e passa a pertencer ao campo do ficcional.por
dc.description.abstractPhotography always links with its referent. But transforms it, in a certain way. Taking the city, as example, the transformation is operated by emphasizing its portrait. The spaces stay in eternal immobility that allows its study. Allowing the analysis of the urban evolution and, also, the evolution of the sight about the city. A sight with intentions that reflect in space, represented by photography. Diverse in theory, from a mechanical act to a form of description, compared to writing. It is intended to synthesize those ideologies that distort the perception, and its representation capacity. Understand in which way certain acts and options in the space photography are more similar to each one of this ideologies. This work seeks to find if in the photography the referent space changes, renews, and shifts to a ficcional field.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectRetratopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectRealidadepor
dc.subjectMimesepor
dc.subjectAnamnesepor
dc.subjectDiagesepor
dc.subjectFicçãopor
dc.subjectGuimarãespor
dc.subjectCidadepor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectPhotographypor
dc.subjectPortraitpor
dc.subjectRepresentationpor
dc.subjectPerceptionpor
dc.subjectRealitypor
dc.subjectMimesispor
dc.subjectAnamnesispor
dc.subjectDiegesispor
dc.subjectFictionpor
dc.subjectCitypor
dc.subjectSpacepor
dc.subjectImagepor
dc.titleRetratos de Guimarães: do espaço e da ficção do espaçopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201723646por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquitecturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carlos Eduardo Peixoto Guimaraes.pdfTese106,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID