Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/46431

TitleUm continente à procura de uma identidade: o programa Erasmus e a construção da identidade europeia
Other titlesA continent looking for an identity: the Erasmus program and the construction of european identity
Author(s)Noversa, Daniel Filipe da Silva
Advisor(s)Ribeiro, Rita
KeywordsIdentidade europeia
Cidadania europeia
União Europeia
Estudantes Erasmus
European identity
European citizenship
European Union
Erasmus students
Issue date25-Jul-2017
Abstract(s)Esta dissertação constitui uma abordagem ao processo de construção da identidade europeia na sua relação com o programa de intercâmbio Erasmus. O propósito é interrogar o programa Erasmus como prática social e experiência cívica e articulá-lo com a questão da unificação europeia na tentativa de compreender de que forma pode ou não ajudar no processo de reconfiguração de uma identidade e cidadania europeia. Deste modo, este trabalho procura compreender como os estudantes de Erasmus percepcionam a identidade europeia e que lugar tem a Europa nas representações destes estudantes durante e após o intercâmbio académico Erasmus, bem como tentar perceber de que modo se sentem europeus e que sentido atribuem a esse sentimento se o tiverem. Dito de outro modo, preside a esta pesquisa analisar como as categorias “ser europeu” e “ser cidadão europeu”, se assumem nas identidades de um conjunto de jovens que estiveram ao abrigo do programa de intercâmbio académico Erasmus. Visto ser um trabalho de carácter eminentemente exploratório e debruçandose sobre um tema pouco explorado na bibliografia nacional (e mesmo escassamente a nível europeu), teve-se em consideração a articulação de diversos contributos metodológicos – quantitativo e qualitativo –, dando primazia à abordagem qualitativa. Assim, este trabalho adoptou como técnicas de recolha de informação: 1. aplicação de um inquérito por questionário, 2. consulta de dados publicados no Eurobarómetro e no portal do Erasmus+, 3. utilização da técnica de observação e 4. realização de grupos de foco, técnica principal neste estudo.
This dissertation is an approach to the process of constructing European identity in its relationship with the Erasmus exchange program. The purpose is to question the Erasmus program as a social practice and a civic experience and to articulate it with the European issue in an attempt to understand how it can or cannot help in the process of reconfiguring a European identity and citizenship. Therefore, we seek to understand how Erasmus students perceive European identity and what place Europe has in these students' representations during and after the Erasmus academic exchange. We also try to understand in what ways they feel Europeans and what meaning they attribute to that, in case they do. In other words, this research intends to analyze how the categories of "being European" and "being European citizen" are assumed in the identities of a group of young people who have been under the Erasmus academic exchange program. Since it is a work of an exploratory nature and focused on a subject that has not been explored in the national bibliography (and even barely at European level), it has taken into consideration the articulation of several methodological contributions – quantitative and qualitative – giving priority to the qualitative approach. Thus, this work has adopted as information gathering the following techniques: 1. application of a questionnaire survey, 2. review of data published in the Eurobarometer and the Erasmus + portal, 3. use of the observation technique and 4. focus groups, as the main technique in this study.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46431
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DS/CICS - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseMestrado_DanielNoversa.pdfTese3,58 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID