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TítuloA gestão do conhecimento nas Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais (OMPS-I) da Marinha do Brasil: o papel da gestão de recursos humanos
Outro(s) título(s)Knowledge management in Military Organizations Providers of Industrial Services (OMPS-I) of the Brazilian Navy: the role of human resources management
Autor(es)Magalhães, Angelo
Orientador(es)Santos, Gina Maria Gaio dos
Palavras-chaveGestão do conhecimento
OMPS-I
Marinha do Brasil
Gestão de recursos humanos
Knowledge management
Brazilian Navy
Human resource management
Data11-Set-2017
Resumo(s)A Gestão do Conhecimento (GC) na Marinha do Brasil (MB) é algo relativamente novo e ainda com muito pouca difusão entre os seus militares e servidores civis e possui, até então, pequena adesão das Organizações Militares, incluídas aí as OMPS-I. Para introdução da GC na MB, é necessário começar pelo principal pilar da GC: as pessoas. Gerir o conhecimento de uma organização está diretamente relacionado com gerir os seus recursos humanos. Se uma organização quer ter uma GC eficaz, precisa ter uma gestão de Recursos Humanos (GRH) igualmente eficaz. As principais atividades de GRH contempladas pelo estudo foram o recrutamento, treinamento, a gestão de carreiras, a avaliação de desempenho e o sistema de recompensas e foi ainda atribuída grande importância a socialização e a rotação de pessoal entre setores das Organizações Militares (OM) e entre OM. As macro atividades de GC contempladas no estudo são a criação, aquisição, compartilhamento e aplicação do conhecimento. Foi utilizada na parte empírica da pesquisa a estratégia de investigação qualitativa de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, registos de arquivos e de documentação. A análise e discussão dos dados mostrou a pouca adesão da GC nas OMPS-I e dificuldades na GRH para implementação de uma GC eficaz e efetiva. Esta pesquisa, portanto, consolida, através de uma extensa revisão de literatura, uma base teórica ampla com os principais conceitos e significativos modelos de implementação da GC nas Organizações privadas, públicas e militares. Por fim, de forma pioneira, esta investigação trouxe proposições práticas para aperfeiçoamento das atividades de GRH dessas organizações, bem como um modelo de GC adaptado às necessidades e às particularidades das OMPS-I.
The Knowledge Management (KM) in the Brazilian Navy is relatively new and still has very little diffusion between its military and civil servants and has, hitherto, had little acceptance by the Military Organizations, including the OMPS-I. The initiation of KM into the Brazilian Navy needs to start from the main pillar of the KM: the people. Organizational KM is directly related to the management of its human resources. If an organization wants to have an effective KM, it needs to have equally effective Human Resource Management (HRM) policies and practices. The main HRM activities contemplated by this study were the recruitment, training, career management, performance appraisal and reward systems. The socialization and rotation of people between military organizations and between sectors of the same military organization had also a great importance. The macro activities of KM considered in the study are the creation, acquisition, sharing and application of knowledge. We employed a qualitative case study research strategy in the empirical part of the research. The data collection was done through interviews, records of files and documentation. The analysis and discussion of the data showed the weak observance of the KM in the OMPS-I and the HRM difficulties regarding the implementation of an efficient and effective KM. This research, therefore, consolidates, through an extensive literature review, a broad theoretical basis that comprises the main concepts and significant models of KM implementation in private, public and military organizations. Finally, in an innovative way, this research provides practical proposals for the improvement of the HRM activities inside these organizations, as well as a KM model adapted to the needs and particularities of the OMPS-I.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46512
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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