Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46588

TítuloA boa administração nas ‘calhas de roda’ dos discursos jurídico-constitucionais português e da União – ‘Gira, a entreter a razão’…?
Autor(es)Perez, Sophie
Palavras-chaveInterconstitucionalidade
Boa administração
Cidadania administrativa
Direitos fundamentais
Procedimento administrativo
DataJan-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU)
RevistaUNIO – EU Law Journal
Resumo(s)De modo a assinalar os 40 anos do projeto constitucional português e os 30 anos da sua interação com o projeto (também constitucional) europeu, o presente texto procura, por intermédio da temática da boa administração, conferir operatividade prática à teoria da interconstitucionalidade – pois esta confgura uma proposta especialmente construída pela doutrina portuguesa para explicar as relações entre a ordem jurídica da União Europeia e as ordens jurídico-constitucionais dos Estados-Membros. O exercício hermenêutico empreendido visa extrair do texto constitucional português, por via da interpretação cruzada do art. 268.º CRP com o art. 41.º CDFUE, elementos tendentes à construção de um conceito de boa administração relevante na ordem jurídicoconstitucional portuguesa que, sem prejuízo de outras dimensões/projeções, seja igualmente aberto à dimensão subjetiva/garantística da boa administração especialmente em destaque na ordem jurídicoconstitucional da União. Assumindo o processo de integração europeia como factor de dinamismo do desenvolvimento constitucional, a presente análise perspetiva as diferenças sistémicas em matéria de boa administração como convidativas para um esforço de conciliação discursiva tendente à articulação de uma unidade de sentido em matéria de boa administração.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46588
ISSN2183-3435
Versão da editorahttp://www.unio.cedu.direito.uminho.pt/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ED/CEDU - Artigos publicados na Revista UNIO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SPF UNIO - EU Law Journal. Vol. 3, N.o 1, janeiro 2017.pdf458,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID