Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47109

TítuloAplicação do método de análise e solução de problemas (MASP) na indústria de produtos eletrónicos
Autor(es)Silva, Ronildo Souza da
Orientador(es)Sousa, Sérgio
Palavras-chaveMASP
Melhoria
Qualidade
Solução
Aprendizagem
QC-story
Improvement
Quality
Solutions
Learning
Data2016
Resumo(s)O mundo tem se tornado cada vez mais competitivo. Melhorar continuamente não é mais uma opção, mas uma necessidade vital numa sociedade capitalista. Empresas que têm como meta permanecer e crescer no mercado estão optando cada vez mais em reduzir seus custos de produção, melhorar sua imagem diante de seus clientes e fornecedores, conquistar credibilidade da marca, inovar e lançar novos produtos, dentre outros. Tudo isso pode ser obtido, dentre várias formas, pelo aperfeiçoamento contínuo de seus processos e produtos. No entanto, melhorar continuamente exige métodos e ferramentas da qualidade que garantam o desenvolvimento dos membros da organização como um todo. Neste trabalho, é proposto a aplicação do Método de Analise e Solução de Problemas (MASP) como metodologia para investigação e resolução de problemas numa empresa fabricante de produtos eletrónicos. A implementação desse método está focada nos colaboradores, de forma que, durante sua prática, eles encontram oportunidades de aplicar seus conhecimentos e habilidades, sem basear-se exclusivamente em suas experiências pessoais. A metodologia proposta foi desenvolvida como pesquisa-ação, o que significou no papel ativo na análise do problema e desenvolvimento de soluções dentro da empresa. De forma geral, o MASP trouxe maior envolvimento dos colaboradores e melhoria da qualidade dos produtos, principalmente em sua fase de lançamento. Este trabalho também comprovou qualitativa e quantitativamente que o MASP consegue construir uma memória corporativa por meio de um processo de aprendizagem organizacional.
The world has become increasingly competitive. Continuous improvement is no longer an option but a vital necessity in a capitalist society. Companies that aim to remain and grow in the market are opting increasingly to reduce their production costs, improve its image before its customers and suppliers, to win credibility of the brand, innovate and launch new products, among others. All this can be achieved, among other ways, by the continuous improvement of its processes and products. However, continuous improvement requires methods and quality tools to ensure the development of the organization's members as a whole. In this work, the application of the Analysis Method and Troubleshooting (MASP) is proposed as a methodology for research and problem solving in a manufacturer of electronic products. The implementation of this method is focused on employees, so that during their practice, they find opportunities to apply their knowledge and skills, not based solely on his personal experiences. The proposed methodology was developed as action research, which meant the active function in the analysis of the problem and develop solutions within the organization. Overall, the MASP brought greater involvement of employees and improving the quality of products, especially into launch phase. This work also proved qualitatively and quantitatively the MASP can build a corporate memory through a process of organizational learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47109
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ronildo Souza da Silva.pdf.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID