Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/47622

TitleSIGEOLOG-PC: A informação geológica na valorização do património construído
Author(s)Alves, C.
Ribeiro, Vítor
Pinto, Ana Cláudia
Pereira, Paula
Cunha, Marta
KeywordsEnsino
Turismo
Materiais geológicos
Sistemas de informação
Issue dateMay-2016
PublisherUniversidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)
CitationALVES, C., RIBEIRO, V., PINTO, A.C., PEREIRA, P. (2016). SIGEOLOG - PC: A informação geológica na valorização do património construído. Atas XI Jornadas Internacionais "Grandes Problemáticas do Espaço Europeu", Porto 2016, PP. 56-57
Abstract(s)[Excerto] Numa comunicação anterior (encontro CITCEM "Cruzar Fronteiras: Ligar as Margens da História Ambiental") apresentamos a proposta concetual de um sistema que pretendíamos especificamente orientado para as informações geológicas. Neste trabalho queremos discutir a extensão desse sistema a uma situação de aplicação em concreto: a utilização da informação geológica para a valorização do património construído, nas perspetivas de ensino e de turismo (e na convergência das mesmas). Esperamos promover o aprofundamento da reflexão sobre o SIGeolog num contexto de aplicação mais específico. A nossa discussão incide sobre a estrutura concetual (anterior à implementação de software e sem preocupações com a mesma). Seguindo a estrutura anteriormente proposta, o SIGeolog-PC será uma coleção de objetos do património construído com informações geológicas atrativas para um público alargado, seja em termos de ensino seja, num âmbito mais alargado, para o turismo. Cada objeto é caracterizado por uma matriz de informações [m x n] com "n" ocorrências de "m" características de diversa tipologia, incluindo coordenadas, elementos multimédia e outros objetos que podem ter as características referidas (permitindo assim uma expansão ilimitada). Alguns destes campos deverão conter informações texto e numéricas que poderão ser utilizadas como referência para a construção de novas coleções de objetos correspondentes a guias ou roteiros para aplicação geral (guia turístico da localidade) ou para aplicações específicas (por exemplo, uma visita de estudo para ilustração de conceitos das metas curriculares). A estrutura proposta deverá permitir a fácil incorporação de novos objetos (novas construções ou novas informações sobre as existentes). [...]
TypeAbstract
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47622
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:Lab2PT - Comunicações
Lab2PT - Comunicações

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