Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47922

TítuloEducação histórica e educação patrimonial: desafios da investigação em Portugal
Autor(es)Solé, Glória
Palavras-chaveEducação histórica
Educação patrimonial
Formação de professores
Conceitos de segunda ordem
Data2017
CitaçãoSolé, G. (2017). Educação Histórica e Educação Patrimonial: desafios da investigação em Portugal. In Pedro Miralles, Cosme J. Gómez & Raimundo Rodríguez (Eds), La enseñanza de la historia en el Siglo XXI: Desarrollo y evaluación de competencias históricas para una ciudadanía democrática (pp. 145-166). Múrcia: Universidade de Múrcia. Disponível em: http://libros.um.es/editum/catalog/book/1781
Resumo(s)Uma nova linha de investigação, que articula Educação Histórica e Educação Patrimonial, tem vindo a desenvolver-se e a afirmar-se em Portugal. Na Universidade do Minho, vários estudos realizados sob orientação da investigadora Isabel Barca têm contribuindo para a investigação neste âmbito, em que se destaca o estudo de Rodrigues (2010), Pinto (2011), Oliveira (2012). Nos últimos anos temos vindo a fomentar o estreitar de laços epistemológicos e empíricos, através da orientação de vários relatórios de mestrado, bem como, pela organização de vários Seminários em Educação Patrimonial I e II, de que resultaram a publicação de dois livros em formato Ebook (Solé, 2014, Solé 2015) realizados em parceria com a Câmara Municipal de Braga, e que se encontra já na sua terceira edição realizada em janeiro de 2016. A Educação patrimonial tem vindo a afirmar-se como área de investigação autónoma, mas que congrega de forma interdisciplinar outras áreas do saber, como a história, arqueologia, a antropologia, a história de arte, etc. Alguns destes estudos em cognição histórica situada, em que se procura analisar as ideias dos alunos a partir de experiências pedagógicas em torno do património, em contexto formal, direto ou virtual, tem demonstrado que estas experiências e estudos têm reforçado a articulação entre história, património e as novas tecnologias. Nesta linha de investigação apresentamos dois estudos que orientamos no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Almeida, 2014) e Nunes (2015) e um estudo que orientamos no Mestrado de Ensino de História (Pereira (2014) e cujas temáticas se relacionam com o património e a articulação entre a Educação Histórica e Educação Patrimonial e dois deles com as novas tecnologias.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47922
ISBN978-84-697-3352-3
Versão da editorahttp://libros.um.es/editum/catalog/book/1781
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação Histórica e Educação Patrimonia.pdf10,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID