Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48311

TítuloO desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3.º ano do Ensino Básico
Autor(es)Pimentel, Joana
Solé, Glória
Palavras-chaveAprendizagem Cooperativa
Mudança
Compreensão Histórica
Evidência Histórica
Educação Histórica
Data2017
EditoraPaco Editorial
CitaçãoPimentel, J. & Solé, G. (2017). O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3.º ano do Ensino Básico. In Halferd Júnior e Mairon Valério (Org.). Ensino de História e Currículo: Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino (pp. 163-182). Jundiaí: Paco Editorial.
Resumo(s)O presente artigo pretende dar a conhecer um projeto que se insere na área de investigação em Educação Histórica, realizado no âmbito da prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sob a supervisão da Doutora Glória Solé (Universidade do Minho, Portugal), com o tema “O desenvolvimento de compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico” (PIMENTEL, 2013). O desenvolvimento deste projeto de investigação desenrolou-se em contexto real de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 3.º ano de escolaridade, numa escola da periferia de Braga (Portugal). Com base nas observações das primeiras semanas da prática de ensino supervisionado, verificou-se que a maioria dos alunos possuía fracas competências ao nível da relação com os outros e no trabalho cooperativo. Da mesma forma, foi visível como os alunos desta turma estavam pouco habituados à construção do seu próprio conhecimento, revelando serem pouco críticos e reflexivos em relação a qualquer conteúdo/temática a ser trabalhada, visando este projeto promover nestes alunos o pensamento histórico e avaliar as suas ideias à luz da investigação em cognição histórica. Posto isto, escolheu-se a temática de investigação referida, uma vez que colocaria particular ênfase no papel dos alunos no processo de construção do conhecimento histórico e da sua compreensão (FOSNOT, 1999; BARCA, 2004; 2011), integrando a área curricular do Estudo do Meio (nas Ciências Sociais, com destaque para a História), e tendo em conta a abordagem de aprendizagem cooperativa (FREITAS; FREITAS, 2002).
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48311
ISBN978-85-462-0951-4
Versão da editorahttps://www.pacolivros.com.br/Ensino_de_Historia_e_Curriculo/prod-4912864/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Solé_Paco Ed cap9.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID