Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48380

TítuloO estudo da alimentação desencadeador de novas práticas na História e Geografia de Portugal
Autor(es)Fernandes, Maria Manuela Pinheiro
Orientador(es)Araújo, Maria Marta Lobo de
Palavras-chaveAlimentação
Novas práticas
Motivação
Aprendizagem
História e Geografia de Portugal
Food
New practices
Motivation
Learning
History and Geography of Portugal
Data26-Abr-2017
Resumo(s)O estudo da alimentação aplicado em dois subdomínios “Portugal nos séculos XIII e XIV” e “Portugal nos séculos XV e XVI” surge como um novo olhar na disciplina de História e Geografia de Portugal. Através de um conjunto de novas práticas, estas, inúmeras vezes articuladas com as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular do segundo ciclo, o aluno beneficiará de um conhecimento integrador, desenvolvendo competências diversificadas e que lhe permitirá experienciar o passado longínquo através do presente e o presente através da consciência de um tempo já ocorrido, promovendo o estabelecimento de relações transversais na História. Agindo, no palco das reconstituições, através de várias propostas subordinadas ao tema da alimentação, o professor estabelecerá, portanto, pontos de ligação com as questões económicas, sociais, culturais, religiosas, do espaço-tempo em estudo. O aluno será surpreendido, envolvendo-se, criando e descobrindo … na História e Geografia de Portugal.
Food study is submitted to a consideration under two chronological sub-domains "Portugal in the 13th and 14th centuries" and "Portugal in the 15th and 16th centuries." This area emerges as a completely new area of the History and Geography of Portugal. Under a set of new approaches, articulated with the different subjects that constitute the core curriculum of the second cycle of basic education, students will benefit from an integrative knowledge, developing diversified skills that will allow the experience of the distant past by means of the present and the present through the consciousness of a time already past. Acting on the stage of reconstructions, through various proposals subordinated to the food theme, the teacher will therefore establish connection points with the economic, social, cultural, religious, space and time under study. In this way, the development of transversal relationships in history will be promoted. The student will be surprised, engaged, creating and discovering the History and Geography of Portugal.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em História
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48380
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DH - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Manuela Pinheiro Fernandes.pdfTese9,4 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos_manuela1.zipAnexos 12,97 MBUnknownVer/Abrir
Anexos_manuela2.zipAnexos 2347,3 MBUnknownVer/Abrir
Anexos_manuela3.zipAnexos 3268,78 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID