Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48584
Título: | Aprendizagem colaborativa docente: fatores facilitadores e inibidores no contexto escolar |
Outro(s) título(s): | Teacher collaborative learning: facilitating and inhibiting factors in the school context |
Autor(es): | Silva, Ana Maria Costa e Herdeiro, Rosalinda Cunha, Sílvia |
Palavras-chave: | aprendizagem colaborativa desempenho docente ensino de qualidade collaborative learning teacher performance quality education |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Resumo(s): | O desempenho profissional docente tem grande relevância
no que concerne a questões relativas à melhoria do sistema
educativo e do sucesso escolar. Neste sentido, é importante
a aprendizagem contínua dos professores e a criação de
oportunidades de aprendizagem profissional em contexto
de trabalho sob abordagem colaborativa, potenciando
relações, conhecimentos e competências. No estudo
realizado, através de uma metodologia qualitativa, foram
aplicadas nove entrevistas a professores e elementos da
direção de um agrupamento de escolas do norte de Portugal,
que posteriormente foram sujeitas a análise de conteúdo. Os
resultados revelam que existem iniciativas facilitadoras da
aprendizagem colaborativa e fatores que dificultam o seu
desenvolvimento no contexto escolar. Teacher professional performance is very important, as it concerns questions related to the improvement of the educational system and school success. In this sense, it is important to initiate the continuing learning of teachers and the creation of opportunities for professional learning in their working context by means of collaborative learning and the strengthening of relationships, knowledge and competencies. In the study carried out using a qualitative methodology nine interviews were conducted with teachers and members of the directorate of a group of schools in the north of Portugal, which later on were subjected to content analysis. The results of this analysis revealed that there were initiatives that facilitated collaborative learning and also factors that made it difficult for its development in the school context. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48584 |
DOI: | 10.17979/reipe.2017.0.06.2962 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Versão da editora: | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2962 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017-Silva-Herdeiro-Cunha.pdf | 703,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |