Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48661

TítuloMontagem e cidade: Lisboa no cinema
Outro(s) título(s)Montage and city: Lisbon in cinema
Autor(es)Silva, João Ricardo Rosmaninho Duarte
Orientador(es)Ferreira, Francisco Manuel Gomes Costa
Monteiro, Paulo Filipe
Data29-Jun-2017
Resumo(s)Sabemos que o cinema contribui criativa e activamente nos processos de percepção e apreensão de um espaço ou, no caso, de uma cidade. Matéria de debate e crítica pelo menos desde há um século, as afinidades entre o cinema e a arquitectura, a “Montagem e a Cidade”, têm-se mostrado umas vezes ressonantes e outras dissonantes. Funcionando como dispositivo narrativo eficaz de observação e recepção, o cinema atribui às coisas um ‘topos’ real e imaginado, permitindo que assim se crie uma nova geografia de apoio. Neste trabalho concedemos que tal propriedade cinematográfica vem aumentada por uma outra cinemática, ou seja, para além das imagens em movimento interessou-nos a composição, a emoção e a ilusão resultantes da montagem. A partir da constituição, do levantamento e da análise de um ‘corpus’ fílmico associado ao objecto urbano de estudo, procuramos estabelecer intervalos entre as áreas disciplinares acima enunciadas e, aí, demonstrar a potência que a montagem exerce sobre o espaço. Sendo matéria de análise toda e qualquer longa-metragem de ficção que tenha sido rodada em Lisboa ou a tenha representado, interessa-nos cotejar as formas, os géneros, as escalas, ou, mesmo, os desvios que possam, em algum momento, ter construído uma visão (derradeiramente parcial mas rigorosa) de “Lisboa no Cinema”. Sobre 479 filmes realizados entre 1918 e 2012, a investigação desenvolveu-se não sobre a extensão mas sobre a intenção encontrada em alguns dos planos daí resultantes. Utilizando temas co-existentes nos léxicos cinematográfico e arquitectónico, como o enquadramento, a obliquidade, o percurso, a escala humana, a sequência e a profundidade, circunscrevemos uma migração persistente da cultura cinematográfica para o discurso arquitectónico, como se uma montagem nos apontasse outra versão e visão da cidade. Através do plano aéreo, do ‘travelling’ e do panorama, “Lisboa no Cinema” vem construída enquanto ficção plausível e com propriedades que, sendo inverdades, não deixam de ser adequadamente documentais. Por fim, assumimos ainda que as obras não surgem estudadas na sua inteira duração ou complexidade porque é do corte e da colagem, do intervalo e do movimento, que a investigação faz uso.
We know that cinema contributes creatively and actively in the processes of individual perception and apprehension of space, or rather, in this case, of a city. Matter of debate and criticism, at least for a century, the affinities between film and architecture, between “Montage and City”, have shown themselves as resonant or dissonant. Functioning as an effective narrative device of observation and reception, cinema brings out both the real and the imaginary ‘topos’, thus creating a new geography. In this work, film properties are increased by other kinematics, or in addition, from the moving images to the moving of the motion images. From the ‘corpus’ of the research and the following analysis associated with urban and filmic objects of study, we place intervals between the abovementioned subject areas (cinema and architecture) and, with them, aim at demonstrate the power that montage has through space. Being the ‘corpus’ the analysis (and totality) of all the long feature film that had were shooted and filmed in Lisbon or may have represented the city in some way, we were interested in comparing the form, genre and scale that had, at some point, tried to organise a vision (though partial and meticulous) of the city of Lisbon. Out of 479 feature films premiered between 1918 and 2012, our investigation evolved and developed not only based on the extension but also within the intention found in the camera movement and the shots and plans that resulted from their montage. As a result we have identified a persistent migration of cinematic culture to architectural discourse, just like and edited plan/shot point us to another planned version of the city. Through aerial shots, traveling and panorama movements, “Lisbon in Cinema” has been built as a plausible illusion and with concerning characteristics that, although not untrue, are profoundly historic and documental. Assuming that these works will not be analyzed in its entire length or complexity, we admit that the core of this investigation goes carefully and throughfully into the cut and collage, into the interval and movement.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Arquitectura - Cultura Arquitectónica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48661
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EAAD - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joao Ricardo Rosmaninho Duarte Silva.pdfTese de Doutoramento81,38 MBAdobe PDFVer/Abrir
João Rosmaninho_TESE_2017_volume 2_ANEXOS.pdfAnexos1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID