Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48699

TítuloDa observação à trajetória: formalização de uma estrutura de informação espaçotemporal
Autor(es)Peixoto, João José Lopes
Orientador(es)Moreira, Adriano
Bento, Carlos
Data4-Jul-2017
Resumo(s)A mobilidade dos cidadãos ao longo do tempo e espaço está na origem de múltiplos problemas que afetam o espaço urbano e quem nele habita. Congestionamentos de tráfego constantes, poluição ambiental nas grandes cidades, sistemas de transporte sobrelotados ou desadequados, são alguns desses problemas. Recentemente têm sido muitos os trabalhos focados na análise de padrões de mobilidade com o objetivo de ajudar na resolução destes problemas. Com recurso a diferentes tipos de sensores, estes trabalhos pretendem estudar vários aspetos relativos às dinâmicas urbanas. O recurso a diferentes tipologias de sensores e consequentemente diferentes estruturas de dados tem dificultado a estruturação de conceitos e o uso da informação na representação da mobilidade humana. No âmbito deste trabalho foi desenvolvida uma estrutura de conceitos de mobilidade e processos de transformação de modo a acomodar dados espaçotemporais obtidos a partir de diferentes sensores, cujos dados são muito diferentes entre si. Esta estrutura de conceitos foi posteriormente validada com duas experimentações distintas. A primeira experimentação teve por base o desenvolvimento de um modelo probabilístico cujo objetivo principal visa permitir a fusão de dados de múltiplos sensores e a partir destes, a extração dos diferentes conceitos definidos na estrutura desenvolvida. O desenvolvimento da segunda experimentação focou a utilização de dados de redes sociais e a análise sobre o potencial dos mesmos na sua utilização em análises de mobilidade humana. As duas experimentações, realizadas para diferentes fontes de dados, permitiram a validação da integração de dados geométricos e simbólicos associados à informação de posicionamento dos artefactos.Uma visão do que poderia ser um Ecossistema Urbano de apoio ao planeamento e decisão com base na análise de mobilidade humana é também apresentado como forma de incentivo à colaboração dos decisores e analistas na resolução de problemas e anomalias existentes nos espaços urbanos. Nesta visão é dado particular destaque à criação de mapas individuais e globais de mobilidade, quer nas vantagens e desvantagens das duas abordagens, quer nos resultados que se conseguem obter. A inclusão no mesmo estudo de mapas obtidos através de dados agregados e de observações individuais de artefactos permite enriquecer a informação que está em análise potenciando a extração de conclusões mais ricas, mais próximas da realidade e mais abrangentes.
The mobility of citizens over the time and space is the source of many problems that affect the urban space and those living in it. Recurrent traffic jams, environmental pollution in large cities, overcrowded or inadequate transport systems, are some of these problems. Recently, there have been many studies focused on the analysis of mobility patterns in order to help solve these problems. Using different types of sensors, these works intend to study various aspects relating to urban dynamics. The use of different types of sensors and consequently different data structures have hampered the structuring of concepts and the usage of the information in the representation of human mobility. In this work it was developed a framework of mobility concepts and transformation processes, to accommodate spatiotemporal data from different sensors, whose data are very different. This structure of concepts was subsequently validated using two distinct experiments. The first experiment was based on the development of a probabilistic model whose main purpose is to allow the data fusion of multiple sensor and from these, the extraction of different concepts associated to the developed framework. The development of second experiment was focused in the use of social networking data and the analysis of the potential of their use in human mobility analysis. The two experiments, conducted for different sources of data, allowed the validation of the integration of geometric and symbolic data associated with the position information of the artefacts. A vision of what could be an Urban Ecosystem to support decision and urban planning based on the human mobility analysis is also presented in this work, as a way to encourage the collaboration between decision-makers and analysts in solving problems and anomalies that exist in urban areas. In this vision, particular emphasis is given to the creation of individual and global mobility maps, highlighting the advantages and disadvantages of both approaches, as well as the results that can be achieved. The inclusion in the same study of mobility maps obtained through aggregated data and individual observations of artefacts allows to enrich the information that is being analysed, potentiating the extraction of richer conclusions, closer to reality and more comprehensive.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento (Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48699
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CAlg - Teses de doutoramento/PhD theses

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Tese_Joao Jose Lopes Peixoto_2017.pdf6,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

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