Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48705

TítuloEducação Ambiental para a Sustentabilidade: um estudo sobre a formação de futuros Licenciados em Biologia centrada no uso de aquários em projetos orientados para a ação ambiental sustentável no ensino médio
Outro(s) título(s)Environmental Education for Sustainability: a study on the formation of future graduates in Biology focused on the use of aquariums in sustainable environmental action-oriented projects in secondary schools
Autor(es)Barreto, Leopoldo Melo
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveeducação ambiental para a sustentabilidade
competência para a ação
modelo IVAM
aquário
futuros professores de Biologia
alunos do ensino médio
environmental education for sustainability
action-competence
IVAC model
aquarium
future biology teachers
high school students
Data27-Mar-2017
Resumo(s)A Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EA) tem sido um assunto prioritário ao redor do mundo. Na EA no contexto escolar, o/a docente ocupa um papel crucial, sendo essencial melhorar a sua formação nessa área. Assim, esta investigação foi desenhada para responder ao seguinte problema: “Quais são os efeitos da formação de futuros/as docentes de Biologia, centrada no uso do aquário em EA orientada para a ação, no desenvolvimento dos seus conhecimentos e competências profissionais para desenvolver a competência para a ação ambiental em alunos/as do ensino médio?” Foram organizados dois estudos complementares, com um desenho de investigação misto. Recolheram-se os dados através de uma entrevista inicial e final a formandos/as, um questionário inicial e final a alunos/as do ensino médio, diários de bordo de formandos/as e investigador e material produzido pelos/as formandos/as e alunos/as do ensino médio. No primeiro estudo foi realizada uma oficina de formação (48h) com futuros/as docentes de Biologia (n=12). O segundo estudo, focado nos alunos/as (n=33), consistiu na sua participação extra-aula num projeto de EA orientado para a ação. Como principais resultados destacamos que a oficina teve um impacto positivo no aumento dos conhecimentos e competências profissionais dos/as futuros/as docentes para fazerem EA orientada para a ação, nomeadamente no conhecimento do conteúdo (100%), pedagógico geral (58%), pedagógico do conteúdo (42%) e contexto educativo (25%). Mais de metade sentiu-se mais capacitada para utilizar a metodologia IVAM na EA (58%). O projeto de EA aumentou a competência dos alunos/as para realizarem ações ambientais. O aquário ocupou um papel importante na melhoria dos seus conhecimentos sobre o ecossistema aquático e na compreensão sobre a importância da água. Logo concluiu-se que a metodologia IVAM com utilização do aquarismo, foi eficaz na promoção da competência para a ação, tanto a nível universitário, como na educação básica. Esta é a principal implicação deste estudo, pois pode ser uma alternativa metodológica útil na EA para a sustentabilidade nos dois níveis de ensino, conduzindo o cidadão e professores/as a agirem e/ou educarem no sentido de mitigar os problemas identificados.
Environmental Education for Sustainability (EE) has been a priority issue in governmental and non-governmental institutions around the world. In EE in the school context, teachers play a crucial role, and it is considered essential the enhancement of their formation in this area. In this sense, this research was designed to answer the following problem: "What are the effects of the formation of future biology teachers, centred in the use of the aquarium in action-oriented EE, in the development of their professional knowledge and competences to develop high school students’ environmental action competence?" Therefore, two complementary studies were organized with a mixed research design. Data were collected through an initial and final interview to trainees, an initial and final questionnaire to high school students, logbooks of trainees and researcher and material produced by the trainees and the high school students. In the first study, a training workshop (48h) with future biology teachers was conducted (n = 12). The second study was focused on students (n = 33), and consisted in their extra-class participation in an action-oriented EE project. From the main results, we can point out that the workshop had a positive impact on increasing the knowledge and skills of future teachers to carry out action-oriented EE, namely in content knowledge (100%), general pedagogic knowledge (58%), pedagogic content knowledge (42%), and educational context (25%). More than half felt better able to use the IVAC methodology in EE (58%). This action-oriented EE project increased the competence of high school students to carry out environmental actions. The aquarium occupied an important role in improving knowledge about the aquatic ecosystem and increased understanding of the importance that water has for life. Therefore, it is possible to conclude that the IVAC methodology with the use of the aquarium was effective in promoting environmental action competence, both at university and higher education levels. This is the main implication of this study as it can be a useful methodological alternative in the EE for sustainability in both educational levels, leading citizens and teachers to take action and/or educate others in order to mitigate the identified problems.
TipoTese de doutoramento
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48705
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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