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https://hdl.handle.net/1822/48714
Título: | Avaliação das competências pragmáticas em crianças portuguesas dos 18 aos 47 meses: aferição do Language Use Inventory |
Autor(es): | Guimarães, Cristiana da Silva |
Orientador(es): | Cruz-Santos, Anabela Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento da Linguagem Pragmática Intervenção Precoce Avaliação Testes de Linguagem Language Development Pragmatics Early Intervention Assessment Language Tests |
Data: | 17-Mar-2017 |
Resumo(s): | A aquisição e o desenvolvimento da linguagem resultam da interação da criança com o meio ambiente. As interações sociais quotidianas com as pessoas e a comunicação com outros permitem que a criança adquira linguagem, sendo a pragmática o sistema de regras que suporta
o uso comunicativo da linguagem. Perspetivando uma intervenção precoce eficaz, é crucial a
identificação precoce e a avaliação de crianças em risco de desenvolverem perturbações de
linguagem. Neste sentido, tendo em consideração a relevância da pragmática na comunicação e
a escassez de instrumentos de avaliação da linguagem para idades precoces validados em
Portugal, a finalidade deste estudo consistiu na tradução, adaptação, validação e aferição do
instrumento Language Use Inventory (LUI), para Português Europeu. O LUI é um inventário
parental, constituído por três partes (I – gestos; II – palavras; III – frases), que avalia o
desenvolvimento das competências pragmáticas entre os 18 e os 47 meses. Para o estudo
quantitativo foram adotados os procedimentos recomendados pelas diretrizes internacionais sobre
a adaptação e validação de testes de linguagem, culminando num estudo piloto com uma amostra
de 120 inventários e num estudo normativo com uma amostra de 1555 inventários. No respetivo
estudo normativo, todos os inventários da amostra foram respondidos pelos pais/cuidadores de
crianças, dentro do grupo etário dos 18 aos 47 meses, de Portugal Continental e Regiões
Autónomas dos Açores e da Madeira. A análise da fiabilidade das três partes do inventário mostrou
coeficientes alfa de Cronbach superiores a .80, obtendo-se coeficientes de correlação teste-reteste
entre .83 e .97, afirmando a estabilidade dos resultados. Por sua vez, ao nível da validade
estrutural, de acordo com a teoria, as subescalas do inventário organizaram-se em torno de dois
fatores, explicando no seu conjunto 77,4% da variância dos resultados. Estes elevados índices de
precisão e validade na versão portuguesa do inventário (LUI-PT) viabilizaram a sua aferição e o
estabelecimento de normas para análise das competências pragmáticas de crianças portuguesas
entre os 18 e os 47 meses de idade. A evolução dos resultados de acordo com a idade e a sua
diferenciação de acordo com um desenvolvimento típico da linguagem ou dificuldades a este
domínio, sugere a relevância deste instrumento na identificação de alterações das competências
pragmáticas em idades precoces em crianças portuguesas, respondendo assim às necessidades
dos profissionais que intervêm nas problemáticas relacionadas com a comunicação e linguagem. The acquisition and development of language results from the child's interaction with the environment. Social interactions with people and following communication with others allow the child to acquire language, and pragmatics is the system of rules that supports the communicative use of language. The early identification and assessment of children at risk for language disorders are crucial in order to carry out an effective early intervention. Considering the relevance of pragmatics in communication and the lack of assessment tools in Portugal to assess these abilities in early ages, one of the primary goals of this study relies on the translation, adaptation, validation and standardization of the inventory “Language Use Inventory” (LUI), to European Portuguese. LUI is a standardized parent report measure, with three parts (I – gestures; I – words; III –phrases) designed to assess the development of pragmatic skills in children within 18- to 47-month-old. All the procedures recommended by international test adaptation and validation guidelines were adopted in this quantitative study, first was implemented a pilot study with a sample of 120 inventories, and second, a normative study with a sample of 1555 inventories. In the normative study, all inventories of the sample were answered by the parents/caregivers of children within 18- to 47-month-old, from Portugal (that includes mainland and islands). The analysis of the reliability of the three parts of the inventory showed Cronbach's alpha coefficients above .80, obtaining testretest correlation coefficients between .83 and .97, stating the stability of the results. In the other turn, at the level of structural validity, according to the theory, the inventory subscales were organized around two factors that taken together can explain 77.4 % of the variance of the results. These high levels of reliability and validity of the Portuguese version of the inventory (LUI-PT) illustrates its standardization, and the establishment of standard norms for the analysis of pragmatic skills of Portuguese children between 18 and 47 months old. The growth of the results according to their age, and their differentiation according to a typical language development or difficulties in this field, suggests the relevance of this tool for the identification of pragmatic impairments in early ages, and towards the needs of all professionals in the field. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Educação Especial) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48714 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cristiana da Silva Guimaraes.pdf Acesso restrito! | 4,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |