Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48716

TítuloA avaliação da extensão universitária nas Universidades Federais da Bahia
Autor(es)Simões, Mariana Andrea da Silva Casali
Orientador(es)Silva, Manuel António Ferreira da
Palavras-chaveAvaliação
Extensão universitária
Universidades federais
Evaluation
University extension
Federal universities.
Data15-Mar-2017
Resumo(s)Esta tese apresenta um estudo sobre a avaliação da extensão universitária em duas Universidades Federais da Bahia, o qual intencionou desvelar sobre qual o conceito de avaliação e de extensão universitária estas práticas se embasam, elucidando os procedimentos, a finalidade e o uso dos resultados obtidos nesta avaliação. Para atingir estes objetivos, primeiramente situamos o campo teórico de ambas as temáticas onde privilegiamos um enfoque sociológico e histórico destas dimensões. Abordamos a complexidade da concepção de extensão universitária, dimensão tão importante ao trabalho universitário, sobretudo no Brasil. O extensionismo ou a prática da extensão universitária é a forma como a relação da universidade com a sociedade se manifesta nos vários momentos. Essa relação pode ser vista a partir das atividades que a universidade se propõe a realizar, daquelas que efetivamente realiza e das funções que essas atividades vão ter dentro do sistema social vigente. No que se refere à temática da avaliação, ela também tem sido um campo científico marcado por disputas de diferentes visões de mundo. A avaliação se constitui em um fenômeno extremamente complexo que pode ser efetuado por múltiplos procedimentos, já que envolve relações de poder, tensões, julgamentos e escalas de valores. Ela pode vir a assumir um caráter transformador, pois afeta a vida das pessoas envolvidas e produz efeito sobre elas, além de direcionar a tomada de decisões diante dos resultados obtidos. Mas também pode legitimar muitas desigualdades, transformando estas últimas em algo natural, inevitável e fatal (as chamadas desigualdades justas). A partir dos estudos teóricos que fizemos e a partir de uma primeira observação do contexto do objeto de estudo, a tese que se prefigurou para a realidade estudada era que a avaliação das práticas de extensão universitária foi muito discutida, mas pouco realizada no âmbito das universidades federais, pelo que a avaliação da extensão foi sendo concebida como instrumental aos poderes universitários instituídos, justificadora de certas ações ou práticas, gerando relatórios meramente formais de alegada ‘prestação de contas’, uma espécie de avaliação para o relatório, ou avaliação burocrática, numa concepção pragmática que não contempla um processo reflexivo. A avaliação ainda não tem sido feita de modo sistemático e aprofundado e, até hoje, a avaliação da extensão segue sendo um dos pontos de grande discussão no âmbito do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, enquanto que nas universidades, esta temática ainda é bem pouco referida. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se constituíram no lócus desta investigação. Foram as duas primeiras organizações federais do estado da Bahia, que embora sendo bastante diferentes, apresentam uma destacada importância para suas comunidades, contribuindo significativamente para a produção e distribuição do conhecimento em seu entorno. A investigação foi realizada sob a ótica o paradigma compreensivo-interpretativo, assumindo-se como uma investigação qualitativa, pois entendemos que o objeto de estudo faz parte de uma realidade em que as pessoas constroem significados nas diferentes interações humanas e sociais: os processos de avaliação, de uma maneira geral, são concebidos como práticas em construção, e podem vir a possuir diferentes sentidos para seus atores. Além disso, escolhemos o estudo de caso como o método de pesquisa mais adequado à produção de conhecimento no domínio do objeto do nosso estudo, pois julgamos que é aquele que permite respeitar as singularidades dos contextos estudados e dar voz aos atores neles envolvidos. Para a coleta de dados utilizamos várias técnicas: análise documental, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada; a última delas foi se constituindo como a mais importante na recolha da informação dos atores envolvidos nos processos de avaliação de ambas as organizações: gestores da extensão e membros da Comissão Própria de Avaliação. Para a análise destes dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo; assim definimos as seis categorias para a organização da informação recolhida: práticas de avaliação, concepções, objetivos, participantes, utilização dos resultados e avaliação da extensão envolvida com avaliação institucional. Após a organização dos dados e posterior análise de conteúdo empreendida, percebemos que a avaliação da extensão universitária acontece em dois lócus das organizações estudadas. Primeiramente, no setor em que ela é gerida; e depois na Comissão Própria de Avaliação. Mesmo assim, podemos dizer que ambas as avaliações têm as mesmas características: são feitas ao final dos processos, de forma burocrática e para o relatório, e às vezes de maneira informal (o que nos leva a dizer que o processo não pode ser considerado como avaliação). São realizadas predominantemente através de métodos quantitativos e com o objetivo primordial de medir e dimensionar. Seus resultados são pouco utilizados e servem para prestação de contas aos órgãos externos de controle e avaliação.
This thesis presents a research about evaluation of university extension in two federal universities from Bahia and aims to reveal the evaluation’s concept of these practices, as well as the concept of the university extension, besides elucidating the procedures, the purpose and the use of the results of this evaluation. To achieve these objectives, first we situate the theoretical field of both issues where we privilege a sociological and historical approach of these dimensions. We describe the complexity of the concept of university extension as a dimension so important to university work, especially in Brazil. The extensionism or practice of university extension is how the university's relationship with society is manifested in different times. This relationship can be seen from the activities that the university intends to perform, those who actually performs and functions that these activities will have within the current social system. As regards the evaluation theme, this has also been a scientific field marked by disputes of different worldviews. The evaluation constitutes an extremely complex phenomenon that can be performed by multiple procedures, as it involves power relations, tensions, judgments and values scale. It may come to assume a transformative character, because it affects the lives of those involved and take effect on them, besides orientate decision-making from the results obtained. But it can also legitimize many inequalities, turning them into something natural, inevitable and fatal (so-called fair inequalities). From the theoretical studies we have done and from a first observation of the study object context, the thesis designed for this research was that the evaluation of university extension practices was much discussed but little carried out on the federal universities, so the evaluation of extension was conceived instrumentally to the instituted university powers, justifying certain actions or practices, generating purely formal reports of alleged 'accountability', a kind of evaluation for the report, or evaluation bureaucratic, a pragmatic conception that does not represents a reflective process. The evaluation has not been done in a systematic way and with the necessary depth, and until today, the evaluation of the extension remains one of the points of great discussion in the National Extension Foruns of Public Universities, while in the universities, this theme is still very little referred. The Universidade Federal da Bahia (UFBA) and Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) constituted the locus of this investigation. They were the first two federal organizations of Bahia, which although being quite different, present a big importance for their communities, contributing significantly to the production and distribution of knowledge in your surroundings. The research was conducted from the perspective the comprehensive-interpretative paradigm, assuming a qualitative research, because we understand that the object of study is part of a reality in which people construct meanings in different human and social interactions: the evaluation processes, in general, are designed as practical in construction, and may come to have different meanings for the actors. In addition, we chose the case study as research method best suited to the production of knowledge in the object's domain of our study because we believe that is one that allows the respect of the singularities of the studied contexts, besides give voice to the actors involved in them. To collect the information, we use several techniques: documentary analysis, questionnaire survey and semistructured interviews; the last one was the most important in gathering the information of the actors involved in the evaluation processes of both organizations: managers of the university extension and members of the commission for institutional evaluation. For the analysis of information, we used the technique of content analysis, it allowed us define six categories for the organization of the information collected: evaluation practices, concepts, objectives, participants, use of the results and evaluation of university extension involved in institutional evaluation. After organize the information and proceed content analysis, we realized that the evaluation of university extension occurs in two locus of the organizations studied. First, the sector in which it is managed; and then in the commission for institutional evaluation. Besides this, we can say that both evaluation have the same characteristics: they are made at the end of the process, in a bureaucratic way and for the report, and sometimes informally (which leads us to say that the process cannot be considered evaluation). Predominantly they are carried out through quantitative methods and with the primary objective of measuring and scale. Their results are little used and serve to accountability to external organs of control and assessment.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialização em Política Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48716
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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