Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48984

TítuloRealidade curricular caboverdiana e a crioulidade: o caso da educação linguística no contexto da iniciação escolar
Autor(es)Afonso, Eleutério
Viana, Isabel Carvalho
Quint, Nicolas
Palavras-chaveIdentidade cultural
Crioulidade
Diversidade e currículo
Caboverdianidade
Cultural identity
Créolité
Diversity and curriculum
Capeverdeanity
Data2017
EditoraEmbra Embra Serviços em Tecnologia Ltda EPP
CitaçãoAfonso, E.; Viana, I. C. & Quint, N. (2017). REALIDADE CURRICULAR CABOVERDIANA E A CRIOULIDADE – o caso da educação linguística no contexto da iniciação escolar. In M. Azevedo; G. M. L Mendes; J. C. Morgado; J. Sousa; I. C. Viana & A. Vieira (Orgs.) (2017). Educação, Formação e Crioulidade. Anais III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares Universidade de Cabo Verde. Campinas: Editado por Embra Embra Serviços emTecnologia Ltda EPP, refª63514 [ISSN: 2527-0702]
Resumo(s)Este trabalho discute a crioulística em Cabo Verde, na iniciação escolar, focando-a transversal a várias áreas de estudo. A crioulidade é uma realidade sociocultural para além do campo linguístico, assume abrangência conceptual de cariz civilizacional que se opõe e interage com conceitos como a ocidentalidade, caboverdianidade, africanidade, lusitanidade ou mundialização. É uma investigação com interesse em clarificar o modo como o sistema educativo tem lidado com a crioulidade linguística nos manuais de educação e analisar a coerência entre os valores curriculares e a construção dos materiais de referência para a educação linguística e cultural, considerando a crioulidade. Os resultados preliminares permitem discutir a crioulidade como realidade internacional alternativa às demais correntes de mundialização a ser exploradas e desenvolvidas através do currículo caboverdiano.
This work, discusses créolité in Cape Verde, at school initiation, focusing on cross-sectional areas of study. créolité is a sociocultural reality beyond the linguistic field, it assumes conceptual comprehension of a civilizational character that opposes and interacts with concepts such as Westernity, Capeverdeanity, Africanity, lusitanity or globalization. It is a case study research with interest in clarifying how the educational system has dealt with “créolité” linguistic in the education manuals and to analyze the coherence between curricular values and the construction of reference materials for linguistic and cultural education, Considering the créolité. The preliminary results allow us to discuss criollo as an international reality alternative to the other currents of globalization to be explored and developed through the Cape Verdean curriculum.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48984
ISSN2527-0702
Versão da editorahttps://proceedings.galoa.com.br/coloquio?lang=pt-br
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Trabalhos de Investigação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
galoa-proceedings--coloquio-63514-realidade-curric.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID