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TítuloFormação, trabalho e competências transversais – a importância da formação profissional
Outro(s) título(s)Formation, job and transversal skills – the importance of profesional training
Autor(es)Carvalho, André
Ferreira, Daniel
Vaz, João
Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveCompetências transversais
Formação profissional
Mobilidade para o trabalho
Transversal skills
Profesional training
Mobility for work
DataDez-2017
EditoraUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoCarvalho, A.; Ferreira, D.; Vaz, J. & Viana, I. C. (2017). Formação, trabalho e competências transversais – a importância da formação profissional. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Ext,. No. 07, 073-076.
Resumo(s)O presente artigo aborda um estudo de caso realizado no Hospital de Braga, com focus na formação “Cuidar Mais”. O estudo revela a importância das competências transversais no interface formação e trabalho e destaca a comunicação e o relacionamento interpessoal como competências atrativas ao mercado de trabalho. As competências transversais na formação profissional enfatizam a sua preponderância, seja na mobilidade para o trabalho, seja na manutenção do mesmo. A investigação revela, ainda, o potencial transformador da formação profissional, sendo para isso necessário construi-la com base em quatro pilares: i) relevância; ii) justiça; iii) democracia; iv) motivação.
This article deals with a case study carried out at Braga`s Hospital, with focus on training. The study reveals the importance of transversal skills in the training and work interface and highlights communication and interpersonal relationships as attractive skills in the labor market. The transversal skills in professional training emphasize their preponderance, either in mobility for the work or maintenance of the same. The research also reveals the transformative potential of vocational training, but for that, it is necessary to construct it based on four pillars: i) relevance; ii) justice; iii) democracy; iv) motivation.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48988
DOI10.17979/reipe.2017.0.07.2624
e-ISSN2386-7418
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Trabalhos de Investigação

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