Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48988
Título: | Formação, trabalho e competências transversais – a importância da formação profissional |
Outro(s) título(s): | Formation, job and transversal skills – the importance of profesional training |
Autor(es): | Carvalho, André Ferreira, Daniel Vaz, João Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Competências transversais Formação profissional Mobilidade para o trabalho Transversal skills Profesional training Mobility for work |
Data: | Dez-2017 |
Editora: | Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citação: | Carvalho, A.; Ferreira, D.; Vaz, J. & Viana, I. C. (2017). Formação, trabalho e competências transversais – a importância da formação profissional. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Ext,. No. 07, 073-076. |
Resumo(s): | O presente artigo aborda um estudo de caso realizado no
Hospital de Braga, com focus na formação “Cuidar Mais”.
O estudo revela a importância das competências
transversais no interface formação e trabalho e destaca a
comunicação e o relacionamento interpessoal como
competências atrativas ao mercado de trabalho. As
competências transversais na formação profissional
enfatizam a sua preponderância, seja na mobilidade para o
trabalho, seja na manutenção do mesmo. A investigação
revela, ainda, o potencial transformador da formação
profissional, sendo para isso necessário construi-la com
base em quatro pilares: i) relevância; ii) justiça; iii)
democracia; iv) motivação. This article deals with a case study carried out at Braga`s Hospital, with focus on training. The study reveals the importance of transversal skills in the training and work interface and highlights communication and interpersonal relationships as attractive skills in the labor market. The transversal skills in professional training emphasize their preponderance, either in mobility for the work or maintenance of the same. The research also reveals the transformative potential of vocational training, but for that, it is necessary to construct it based on four pillars: i) relevance; ii) justice; iii) democracy; iv) motivation. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48988 |
DOI: | 10.17979/reipe.2017.0.07.2624 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Trabalhos de Investigação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
André-Daniel-Joao-Isabel2624-10259-1-PB.pdf | 873,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |