Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49039

Título"Construida na linha do horizonte": Brasília, o Plano Piloto e a manipulação do chão
Autor(es)Oliveira, Maria Manuel
Palavras-chavePlano Piloto
Natureza
Topografia
Modelação
Secção
Brasília
Data2017
Resumo(s)É recorrente dizer-se que Brasília foi concebida a partir do zero, uma afirmação que advém da reduzida inscrição urbana no vale onde se implantou e da sua descrição como "uma mesa de bilhar". Esta sempre aparente tabula rasa determinou a ainda prevalente imagem mental do seu suporte físico como uma superfície lisa que não terá requerido projecto topográfico. Por essa razão, talvez, a literatura disciplinar representa a área do Plano Piloto sistematicamente, e apenas, em planta. É no entanto muito sensível a quem percorre a cidade que a sua composição assenta num exigente rigor e domínio da modelação topográfica: ruas e edifícios articulam-se com o solo como que sobre uma pele que não só acolhe, como amplifica a sua tridimensionalidade. A partir desta perspectiva, argumenta-se que a manipulação do chão terá fundamentado o desenho de Lucio Costa desde o seu primeiro momento.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoEste texto tem como base o artigo exposto no PNUM 2015, realizado em Brasília, e conta com o valioso contributo das apresentações então efectuadas no IPHAN-DF e na FAU-UnB. A pesquisa de suporte decorreu em Brasília (maio a agosto de 2012) na FAU-UnB e no ArPDF, sob orientação de Sylvia Fischer e com o apoio de Wilson Vieira Junior. Entre muitas outras disponibilidades - de instituições, colegas, e amigos -,agradeço em especial as de Jayme Zettel e Jethro Bello Torres. A informação recolhida foi, depois, trabalhada no Centro de Estudos da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (CEEAUM). Desenvolvido no âmbito de uma licença sabática, o projecto de investigação obteve uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49039
ISBN978-85-7334-309-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:EAAD - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Construída na linha do horizonte_ Brasília, o Plano Piloto e a manipulação do chão.pdf14,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID