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TítuloAvaliação de técnicas de reabilitação sustentáveis de pavimentos rodoviários de baixo volume de tráfego
Outro(s) título(s)Assessment of sustainable rehabilitation techniques for low volume road pavements
Autor(es)Martins, João Manuel Gomes
Orientador(es)Oliveira, Joel
Palavras-chaveEstradas de baixo volume de tráfego
Pavimentos rodoviários
Análise estrutural e económica
Reabilitação
Reciclagem de pavimentos
Low traffic volume roads
Road pavements
Structural analysis and economic analysis
Rehabilitation
Pavement recycling
Data2016
Resumo(s)A rede rodoviária nacional portuguesa já se encontra praticamente construída estando sujeita a solicitações que reduzem a sua qualidade estrutural e funcional ao longo do tempo. Assim, o estudo de técnicas de reabilitação de pavimentos que sejam económica e ambientalmente mais vantajosas está cada vez mais em questão no panorama nacional, nomeadamente quando o país tenta recuperar da crise económica que se verificou nos últimos anos. O presente estudo tem como objetivo comparar dois tipos de reabilitações de pavimentos. Um tipo de reabilitação mais tradicional e outro tipo de reabilitação com recurso a técnicas de reciclagem de pavimentos, que pode ser considerada mais sustentável. O estudo consiste na avaliação de vários parâmetros, entre os quais se salienta a qualidade estrutural e funcional e a análise de económica dos dois tipos de reabilitação. Através de ensaios de avaliação da capacidade de carga, da observação visual de degradações, da análise do tráfego e da abertura de poços foi possível fazer um estudo específico de dimensionamento da reabilitação de pavimentos de um caso de estudo. Neste trabalho deu-se particular atenção ao estudo da reabilitação de pavimentos de estradas de baixo volume de tráfego. Com esta dissertação verificou-se que a reciclagem de pavimentos rodoviários se traduz como uma solução alternativa adequada para a reabilitação de pavimentos de baixo volume de tráfego, por comparação com as soluções tradicionais. Através de uma análise estrutural de soluções aplicadas num caso de estudo real de pavimentos degradados de baixo volume de tráfego, a técnica de reciclagem apresentou um comportamento igual ou superior ao das técnicas tradicionais. O trabalho realizado permitiu ainda concluir que, a nível económico, a reciclagem de pavimentos apresenta resultados superiores aos das soluções tradicionais/convencionais, para além das inúmeras vantagens ambientais associadas, que passam pelo reaproveitamento de materiais e pela redução da produção de resíduos e de emissões poluentes.
The Portuguese national road network is already practically built and over the years has suffered requests that call into question their structural and functional quality. For such, the study of alternatives for pavement rehabilitation is increasingly in question in the national panorama, which becomes even more evident due to the economic crisis that occurred in Portugal in the recent years. The present study aims to compare two types of restorations. A type of traditional rehabilitation and another kind of rehabilitation by using recycling techniques, which can be considered more sustainable. The study consists in the evaluation of various aspects, among which is highlighted the structural and functional quality and economic analysis of two types of rehabilitations. Through the assessment tests of load capacity, the visual observation of degradation, traffic analysis and the opening of wells was possible to do a specific study of scaling of the rehabilitation of decks of a case study. This work has given particular attention to the study of the rehabilitation of pavements of roads of low traffic volume. With this dissertation we could realize that the recycling of road pavements can be translated as a suitable alternative solution for the rehabilitation of low-volume traffic flooring compared to traditional solutions. Through a structural analysis of solutions applied in a real case study of degraded floors of low traffic volume, the recycling technique presented a similar or higher behavior than the traditional techniques. The work done allowed us to conclude that, economically, the pavement recycling presents results superior to traditional/conventional solutions, in addition to the numerous environmental advantages associated with, that pass through the reuse of materials and the reduction of waste production and pollutant emissions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49050
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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