Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/49170

TitleLiteracia pré-escolar e desempenho na leitura na instrução primária
Other titlesPreschool literacy and reading performance in primary school
Author(s)Pinto, Patrícia
Lopes, João A.
KeywordsLiteracia emergente
Leitura
Consciência fonológica
Velocidade de leitura
Emergent literacy
Reading performance
Phonological awareness
Reading speed
Issue date2016
PublisherUniversidade de Brasília (UnB)
JournalPsicologia: Teoria e Pesquisa
CitationPinto, Patrícia, & Lopes, João A.. (2016). Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(4), e324210. Epub 22 de junho de 2017.https://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e324210
Abstract(s)A literacia pré-escolar tem recebido uma crescente atenção. Neste estudo, participaram 70 crianças que iniciaram o 1.º ano de escolaridade no ano letivo 2009/10 e que, na educação pré-escolar, frequentaram três instituições com abordagens diferenciadas de leitura e de escrita. O estudo inclui quatro medidas repetidas no tempo nas áreas da fonologia, reconhecimento de letras, palavras e velocidade de leitura. Os resultados sugerem que a abordagem específica à leitura na educação pré-escolar condiciona o desempenho da leitura na instrução primária. Contudo, essa influência parece ser atenuada com o tempo. Por outro lado, verificou-se que sujeitos que receberam instrução direta de leitura em idade pré-escolar (mas não treino fonológico) obtêm resultados significativamente superiores em tarefas fonológicas aos de sujeitos que receberam treino fonológico prolongado (mas não de leitura).
The debate regarding kindergarten literacy has received increasing attention and social visibility. In this study, participants are 70 children who attended first grade in 2009/2010. Participants attended three kindergartens with unique approaches to reading. A four wave repeated measure design was conducted to investigate the growth of the children in phonological awareness, letter recognition, word recognition, and reading speed. Results suggest that the approach towards reading and writing in kindergarten affects children's performance in grades 1 and 2 of elementary school. This influence, however, seems to fade over time. Moreover, results show that children who received formal reading instruction in kindergarten, perform significantly better in phonological tasks than children who received direct and extended phonological instruction.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49170
DOI10.1590/0102.3772e324210
ISSN0102-3772
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Literacia pré-escolar e desempenho na leitura na instrução primária.pdf308,02 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID