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https://hdl.handle.net/1822/49187
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cabeleira, João | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T09:27:37Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T09:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97281-1-0 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49187 | - |
dc.description.abstract | A imagem do mundo ocidental reflecte as conquistas culturais renascentistas decorrentes da formulação da perspectiva artificialis a partir dos aparatos visuais de Brunelleschi. Sendo que a representação do espaço abandona uma lógica fragmentária, esta altera-se mediante a codificação perspéctica fundada numa ideia de contínuo espacial, articulado e vinculado ao lugar ocupado pelo sujeito, ou mais especificamente ao seu ponto de visão, que com ele se relaciona visualmente. Neste sentido a codificação geométrico/matemática do espaço inerente à resolução gráfica da perspectiva consagram o mundo que rodeia o Homem, o observador, como facto eminentemente visual no qual se sintetizam razão (o conhecimento do natural) e sensação (o reconhecimento do percebido). Posicionando o observador no centro do mundo a codificação perspéctica encontra-se indelevelmente vinculada ao seu olhar (cuja orientação reorganiza sistematicamente o mundo) e cujos limites se condensam em entidades base como pontos e rectas de fuga, a partir dos quais se regulam relações de medida e posicionamento dos factos. Neste sentido se a codificação serve inicialmente à representação do espaço no plano do desenho, numa desejada ideia de coincidência entre o natural e a sua experiência óptica, esta verterá sobre a concepção ocidental do cosmos e, consequentemente, na configuração do construído (seja na transformação e modelação da espacialidade interna, que se estende num infinito visual a partir das possibilidades proporcionadas pela quadratura, ou na organização do espaço externo, conduzindo o olhar a um pretenso infinito numa postura de controlo do produto humano sobre a natureza). Uma faculdade do desenho e da construção à qual se associam potencialidades da retórica política (posse do mundo visível), devocional (aprisionamento do transcendente) e científica (domesticação da natureza), que incorporadas nos modelos conceptuais da arquitectura e urbanismos determinam o quadro espacial em que o Homem se move (desde os espaços da ensaística moderna aos da condição contemporânea de dissolução do urbano, passando pelos do triunfo católico da contra-reforma, da ritualidade absolutista, da expressão autoritária e democrática). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Perspectiva | por |
dc.subject | Infinito | por |
dc.subject | Arquitectura | por |
dc.subject | Cidade | por |
dc.title | Codificar o infinito: concepção gráfica e arquitectónica do cosmos | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.iicm.pt/pt/mateusdoc/mateus-doc-viii/ | por |
oaire.citationStartPage | 101 | por |
oaire.citationEndPage | 116 | por |
oaire.citationIssue | 8 | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Cadernos Mateus DOC | por |
Aparece nas coleções: | EAAD - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Codificar o Infinito.pdf | 242,2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |