Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49242

TítuloUsabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
Outro(s) título(s)Web platform usability: from basic repository to a collaborative learning environment
Autor(es)Santos, Luís
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveBlended learning
Usabilidade
Instructional design
Avaliação heurística
Moodle
Usability
Heuristic evaluation
Data2017
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoSantos, L. & Lencastre, J. A. (2017). Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 13, 187-192.
Resumo(s)Este artigo descreve um estudo de avaliação da usa­bilidade no desenvolvimento uma proposta de es­tru­­turação das secções de uma plataforma web cen­tra­da no aluno, com vista à sua utilização no suporte a trabalho de projeto e práticas colaborativas com alu­nos do ensino secundário. Os dados foram reco­lhi­dos usando os métodos de avaliação heurís­tica, obser­vação e inquérito, e em três testes diferentes: um teste-piloto, um teste heurístico e uma avaliação com utilizadores semelhantes ao público­‑alvo. Os re­sul­ta­dos obtidos nos testes permitiram validar a pro­pos­ta e a identificação de melhorias que são descritas.
This article describes a usability study regarding a proposal’s development for sections structuring within a student-centred web platform. This platform is intended to be used with K12 students, supporting Project Work Methodology and collaborative practices. Data were collected using heuristic assessment, observation and survey methods, and in three different tests: a pilot test, a heuristic test and an assessment with similar users. The results obtained, and described, identify some improvements and allowed the proposal’s validation.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49242
DOI10.17979/reipe.2017.0.13.2729
ISSN1138-1663
e-ISSN2386-7418
Versão da editoraThe original publication is available at http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/3229/2128
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Revista_Estudios_Investigación_en_Psicología_y_Educación_Santos&Lencastre.pdf569,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID