Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49447

TítuloImplementação de Lean Thinking numa empresa de tecnologias de informação
Autor(es)Sá, Júlio Eduardo Azevedo Fontes de
Orientador(es)Moreira, Francisco
Palavras-chavePensamento lean
Desperdícios
Ciclo PDCA
Mapeamento de processos
VSM
Lean thinking
Wastes
PDCA cycle
Process mapping
Data2017
Resumo(s)Este estudo descreve a implementação de técnicas Lean Thinking no sistema produtivo de uma empresa de tecnologias de Informação que produz mesas e quiosques interativos. O principal objetivo deste trabalho era aumentar a produtividade e o nível de organização assim como reduzir custos do sistema produtivo. Com uma metodologia baseada no ciclo PDCA foi feita uma análise recorrendo a ferramentas Lean como: VSM, Diagrama de Causa-Efeito, Diagrama de Spaghetti e Mapeamento de Processos. Foram descobertas situações de desperdícios e ineficiências do sistema, nomeadamente nas rotas percorridas pelos colaboradores diariamente, no modo como os diferentes recursos e matérias são organizados e armazenados e também nas gamas operatórias de montagem dos diferentes produtos. Foram identificadas 17 oportunidades de melhoria. Estas propostas de melhoria foram hierarquizadas de modo a garantir a aceitação e uma eficiente implementação das medidas corretivas aceites pela empresa. As propostas eleitas foram agregadas e desenvolvidas em 4 ações de melhoria, com o apoio dos colaboradores. Apenas 5 propostas não foram aceites pela direção da empresa. Os resultados da Implementação são positivos, apesar de aquém do esperado. Foi possível tornar as rotas dos colaboradores mais eficientes, reduzindo o tempo diário gasto em movimentações. O nível de organização interno subiu consideravelmente, com introdução da padronização dos processos e colocação de infraestrutura adequada para organização dos materiais.
This study describes the implementation of Lean Thinking techniques in the production system of an IT company that produces interactive tables and kiosks. The main goal of this work was to increase productivity and the level of organization, as well as a decrease on the production costs. A methodology based in the PDCA cycle was esed to conduct an analysis , with the aid of Lean tools such as: VSM, Cause-effect diagram, Spaghetti Diagram and Process Mapping. Several inefficiences and wastes were uncovered in the system, in particular on the routes traveled by the employees on a daily basis, in the way the different resources and materials were organized and stored and also in the sequance of assembly operations of the different products. Several opportunities for improvement were identified. These improvement proposals were ranked in order to ensure an efficient implementation of the corrective measures accepted by the company. The accepted proposals were aggregated into 4 improvement actions. Theese were implemented with the support of the employees, only 5 proposals were not accepted by the management of the company. The results of the Implementation are positive, although less than expected. It was possible to make employee routes more efficient, reducing the daily time spent on movements. The level of internal organization increased considerably, namelly with the introduction of standard work and placement of adequate infrastructures for the organization of materials.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49447
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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