Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49719
Título: | Realização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior |
Autor(es): | Barros, Paula Maria Fernandes, José António Araújo, C. Mendes |
Palavras-chave: | Ensino superior Avaliação Dificuldades Álgebra linear |
Data: | 2015 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Citação: | Barros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2015). Realização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior. In A. Borralho, E. Barbosa, I. Vale, H. Jacinto, J. Carvalho e Silva, & J. Latas (Orgs.), ProfMat2015: Matemática, currículo e desenvolvimento curricular (pp. 131-141). Évora, Portugal, 26-28 março, 2015. |
Resumo(s): | A álgebra linear constitui uma fonte de dificuldades para muitos alunos do ensino superior, como corroboram estudos realizados a nível nacional e internacional. Face a esta realidade, é importante que se investiguem e implementem metodologias de ensino que conduzam a alterações significativas na aprendizagem dos alunos. Enquanto resposta a esta preocupação realizou-se uma experiência de ensino com uma turma de alunos de engenharia do ensino superior politécnico que frequentavam a unidade curricular Álgebra Linear e Geometria Analítica, com o intuito de averiguar o impacto de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades sobre a aprendizagem dos alunos em álgebra linear. No âmbito da experiência de ensino, perspetivando a avaliação como uma componente não dissociada do processo educativo, implementouse uma metodologia de avaliação, que contribuísse igualmente para a superação de erros e dificuldades. Esta metodologia de avaliação assumiu a forma de realização (numa primeira fase) e revisão (numa segunda fase) de minitestes. Na segunda fase, o aluno, para além de ser confrontado com as respostas antes dadas, também tinha acesso aos comentários efetuados pela professora, de modo a proporcionar-lhe uma nova oportunidade para voltar a refletir sobre a correção e adequação dos processos usados para responder às questões colocadas, criando-se, assim, um novo momento de aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se descrever a experiência de avaliação realizada e retratar as opiniões dos alunos sobre o processo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49719 |
ISBN: | 978-972-8768-61-4 |
Versão da editora: | http://www.apm.pt/files/_Atas_ProfMat-2015_29_07_55bb6cdba36c2.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 ProfMat_b.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |