Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/49719

TitleRealização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior
Author(s)Barros, Paula Maria
Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
KeywordsEnsino superior
Avaliação
Dificuldades
Álgebra linear
Issue date2015
PublisherAssociação de Professores de Matemática (APM)
CitationBarros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2015). Realização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior. In A. Borralho, E. Barbosa, I. Vale, H. Jacinto, J. Carvalho e Silva, & J. Latas (Orgs.), ProfMat2015: Matemática, currículo e desenvolvimento curricular (pp. 131-141). Évora, Portugal, 26-28 março, 2015.
Abstract(s)A álgebra linear constitui uma fonte de dificuldades para muitos alunos do ensino superior, como corroboram estudos realizados a nível nacional e internacional. Face a esta realidade, é importante que se investiguem e implementem metodologias de ensino que conduzam a alterações significativas na aprendizagem dos alunos. Enquanto resposta a esta preocupação realizou-se uma experiência de ensino com uma turma de alunos de engenharia do ensino superior politécnico que frequentavam a unidade curricular Álgebra Linear e Geometria Analítica, com o intuito de averiguar o impacto de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades sobre a aprendizagem dos alunos em álgebra linear. No âmbito da experiência de ensino, perspetivando a avaliação como uma componente não dissociada do processo educativo, implementouse uma metodologia de avaliação, que contribuísse igualmente para a superação de erros e dificuldades. Esta metodologia de avaliação assumiu a forma de realização (numa primeira fase) e revisão (numa segunda fase) de minitestes. Na segunda fase, o aluno, para além de ser confrontado com as respostas antes dadas, também tinha acesso aos comentários efetuados pela professora, de modo a proporcionar-lhe uma nova oportunidade para voltar a refletir sobre a correção e adequação dos processos usados para responder às questões colocadas, criando-se, assim, um novo momento de aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se descrever a experiência de avaliação realizada e retratar as opiniões dos alunos sobre o processo.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49719
ISBN978-972-8768-61-4
Publisher versionhttp://www.apm.pt/files/_Atas_ProfMat-2015_29_07_55bb6cdba36c2.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 ProfMat_b.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID