Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49719

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Paula Mariapor
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.contributor.authorAraújo, C. Mendespor
dc.date.accessioned2018-01-25T15:30:49Z-
dc.date.available2018-01-25T15:30:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBarros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2015). Realização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior. In A. Borralho, E. Barbosa, I. Vale, H. Jacinto, J. Carvalho e Silva, & J. Latas (Orgs.), ProfMat2015: Matemática, currículo e desenvolvimento curricular (pp. 131-141). Évora, Portugal, 26-28 março, 2015.por
dc.identifier.isbn978-972-8768-61-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49719-
dc.description.abstractA álgebra linear constitui uma fonte de dificuldades para muitos alunos do ensino superior, como corroboram estudos realizados a nível nacional e internacional. Face a esta realidade, é importante que se investiguem e implementem metodologias de ensino que conduzam a alterações significativas na aprendizagem dos alunos. Enquanto resposta a esta preocupação realizou-se uma experiência de ensino com uma turma de alunos de engenharia do ensino superior politécnico que frequentavam a unidade curricular Álgebra Linear e Geometria Analítica, com o intuito de averiguar o impacto de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades sobre a aprendizagem dos alunos em álgebra linear. No âmbito da experiência de ensino, perspetivando a avaliação como uma componente não dissociada do processo educativo, implementouse uma metodologia de avaliação, que contribuísse igualmente para a superação de erros e dificuldades. Esta metodologia de avaliação assumiu a forma de realização (numa primeira fase) e revisão (numa segunda fase) de minitestes. Na segunda fase, o aluno, para além de ser confrontado com as respostas antes dadas, também tinha acesso aos comentários efetuados pela professora, de modo a proporcionar-lhe uma nova oportunidade para voltar a refletir sobre a correção e adequação dos processos usados para responder às questões colocadas, criando-se, assim, um novo momento de aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se descrever a experiência de avaliação realizada e retratar as opiniões dos alunos sobre o processo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectDificuldadespor
dc.subjectÁlgebra linearpor
dc.titleRealização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superiorpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/files/_Atas_ProfMat-2015_29_07_55bb6cdba36c2.pdfpor
oaire.citationConferenceDate26 - 28 Mar. 2015por
sdum.event.titleXXXI Encontro Nacional de Professores de Matemática (ProfMat2015)por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage131por
oaire.citationEndPage141por
oaire.citationConferencePlaceÉvora, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationProfMat2015: Matemática, currículo e desenvolvimento curricularpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015 ProfMat_b.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID