Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49775
Título: | Perspetivas dos alunos sobre o erro como estratégia de aprendizagem |
Autor(es): | Barros, Paula Maria Fernandes, José António Araújo, C. Mendes |
Palavras-chave: | Erros Aprendizagem Álgebra linear Ensino superior Errors Learning Linear algebra Higher educatio |
Data: | Jul-2016 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Citação: | Barros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2016). Perspetivas dos alunos sobre o erro como estratégia de aprendizagem. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. Vale & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 119–131). Porto: Associação de Professores de Matemática. |
Resumo(s): | No presente texto apresenta-se parte de um estudo que se realizou
com alunos de engenharia do ensino superior politécnico no âmbito da
unidade curricular Álgebra Linear e Geometria Analítica. Mais
especificamente, analisa-se, do ponto de vista dos alunos participantes, o
contributo para a sua aprendizagem de uma estratégia de ensino que
envolveu tarefas que pretendiam promover a reflexão e discussão sobre os
erros e as dificuldades no domínio da álgebra linear. De acordo com as
opiniões dos alunos, constata-se que a resolução de tarefas em que tinham
de analisar as resoluções realizadas por outros alunos, a discussão em
grande grupo e o processo de revisão/reformulação dos trabalhos tiveram,
em termos gerais, efeitos positivos para a sua aprendizagem. In this paper we present part of a study that was conducted with engineering students that attended the course of Linear Algebra and Analytical Geometry. More specifically, it is analyzed, from students' point of view, the contribution of a teaching strategy which involved tasks intended to promote reflection and discussion about the mistakes and difficulties in the field of linear algebra to their learning. According to the students’ opinions, the resolution of tasks where they had to analyze the resolutions made by other students, the discussion in large group and the process of review/redesign of the work had, in general, positive effects for their learning. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49775 |
ISBN: | 978-972-8768-63-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 SIEM_b.pdf | 235,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |