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https://hdl.handle.net/1822/49812
Título: | Estratégias de controlo de caudais de cheia em sistemas hídricos urbanos: aplicação ao caso do Rio Este, Braga |
Outro(s) título(s): | Flood flow control strategies in urban river water systems: a case study (Este River, Braga) |
Autor(es): | Amaral, Joana Patrícia Eleutério |
Orientador(es): | Duarte, A. A. L. S. |
Palavras-chave: | Alterações climáticas Cheias Bacia de retenção Modelação Rio Este Climate change Floods Retention basins Modelling Este River |
Data: | 19-Abr-2017 |
Resumo(s): | O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas resultantes da crescente
emissão de gases com efeito de estufa, originando a intensificação de episódios climáticos
extremos (cheias e secas).
Em Portugal, verificam-se cada vez mais inundações que não resultam apenas da ocorrência de
eventos de chuva intensa. São também responsáveis o negligente planeamento urbano em
relação à construção de edifícios em zonas inundáveis e as ineficientes instalações de drenagem
de águas pluviais. Exemplo disso são os episódios de cheia ocorridos no rio Este que provocam
inundações em zonas críticas da cidade de Braga (inundações em 2014).
É, por isso, imprescindível que as entidades tutelares procedam à implementação de políticas
de planeamento e gestão da água com base em estudos que permitam o conhecimento profundo
dos nossos recursos hídricos. Desta forma estarão garantidas as condições para a mitigação dos
danos decorrentes das cheias.
Nesta dissertação foram estudadas medidas estruturais e não estruturais de controlo de caudais
de cheia. A construção de bacias de retenção é a medida utilizada para a mitigação de eventos
de cheia num trecho do rio Este.
Procurou-se, desta forma, simular a hidrodinâmica de um trecho do rio Este durante a
ocorrência de cheias considerando os períodos anterior e posterior à construção de bacias de
retenção. Para tal, foi construído um modelo hidrodinâmico do trecho do rio Este utilizando o
programa Sobek. Foram utilizados neste modelo dados de um estudo hidrológico e topográfico
realizado pela Câmara Municipal de Braga.
Os resultados obtidos permitiram constatar significativas reduções dos níveis de água ao longo
do trecho estudado. Com este estudo fica comprovada a utilidade da implementação desta
estratégia para o controlo de eventos de cheia.
A construção deste modelo será um ponto de partida para a criação de um modelo do rio Este
em tempo real onde serão possíveis verificar caudais, velocidades e alturas de água em
determinadas secções. Permite, ainda, testar a eficácia e eficiência das possíveis soluções a
adotar antes da sua materialização. Global warming is a consequence of climate change that originates from greenhouse gases, provoking extreme climate events (floods and droughts). In Portugal, there have been more floods not caused solely by intense periods of rainfall. Other responsible players are the negligent urban planning regarding building in flood-risk zones, and inefficient rainwater drainage facilities. Illustrating this are the floods that occurred in the Este River that inundate critical zones in the city of Braga (2014 floods). Therefore, it is of utmost importance that competent authorities implement water planning and management policies based on studies that allow deep understanding of our water resources. This will guarantee the necessary conditions for the mitigation of flood damage. In this dissertation, structural and non-structural measures of flood flow control were studied. The construction of retention basins is the measure for the mitigation of flood events on a section of the Este River. We simulated the hydrodynamics on a stretch of the Este River during floods considering the periods before and after the construction of retention basins. For this, we built a hydrodynamic model on the section of the Este River using the Sobek program. In this model, we used data from a hydrological and topographic study executed by the Câmara Municipal de Braga. The obtained results showed significant reductions in water heights along the stretch. With this study we prove the usefulness of this strategy in flood control. The construction of this model will be a starting point for real time Este River modelling where we could test flow, speed and water heights in certain river sections. This type of model will also allow the testing of efficacy and efficiency of possible solutions before their implementation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Hidráulica e Ambiente) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49812 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado CEC-HID - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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