Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49812

TítuloEstratégias de controlo de caudais de cheia em sistemas hídricos urbanos: aplicação ao caso do Rio Este, Braga
Outro(s) título(s)Flood flow control strategies in urban river water systems: a case study (Este River, Braga)
Autor(es)Amaral, Joana Patrícia Eleutério
Orientador(es)Duarte, A. A. L. S.
Palavras-chaveAlterações climáticas
Cheias
Bacia de retenção
Modelação
Rio Este
Climate change
Floods
Retention basins
Modelling
Este River
Data19-Abr-2017
Resumo(s)O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas resultantes da crescente emissão de gases com efeito de estufa, originando a intensificação de episódios climáticos extremos (cheias e secas). Em Portugal, verificam-se cada vez mais inundações que não resultam apenas da ocorrência de eventos de chuva intensa. São também responsáveis o negligente planeamento urbano em relação à construção de edifícios em zonas inundáveis e as ineficientes instalações de drenagem de águas pluviais. Exemplo disso são os episódios de cheia ocorridos no rio Este que provocam inundações em zonas críticas da cidade de Braga (inundações em 2014). É, por isso, imprescindível que as entidades tutelares procedam à implementação de políticas de planeamento e gestão da água com base em estudos que permitam o conhecimento profundo dos nossos recursos hídricos. Desta forma estarão garantidas as condições para a mitigação dos danos decorrentes das cheias. Nesta dissertação foram estudadas medidas estruturais e não estruturais de controlo de caudais de cheia. A construção de bacias de retenção é a medida utilizada para a mitigação de eventos de cheia num trecho do rio Este. Procurou-se, desta forma, simular a hidrodinâmica de um trecho do rio Este durante a ocorrência de cheias considerando os períodos anterior e posterior à construção de bacias de retenção. Para tal, foi construído um modelo hidrodinâmico do trecho do rio Este utilizando o programa Sobek. Foram utilizados neste modelo dados de um estudo hidrológico e topográfico realizado pela Câmara Municipal de Braga. Os resultados obtidos permitiram constatar significativas reduções dos níveis de água ao longo do trecho estudado. Com este estudo fica comprovada a utilidade da implementação desta estratégia para o controlo de eventos de cheia. A construção deste modelo será um ponto de partida para a criação de um modelo do rio Este em tempo real onde serão possíveis verificar caudais, velocidades e alturas de água em determinadas secções. Permite, ainda, testar a eficácia e eficiência das possíveis soluções a adotar antes da sua materialização.
Global warming is a consequence of climate change that originates from greenhouse gases, provoking extreme climate events (floods and droughts). In Portugal, there have been more floods not caused solely by intense periods of rainfall. Other responsible players are the negligent urban planning regarding building in flood-risk zones, and inefficient rainwater drainage facilities. Illustrating this are the floods that occurred in the Este River that inundate critical zones in the city of Braga (2014 floods). Therefore, it is of utmost importance that competent authorities implement water planning and management policies based on studies that allow deep understanding of our water resources. This will guarantee the necessary conditions for the mitigation of flood damage. In this dissertation, structural and non-structural measures of flood flow control were studied. The construction of retention basins is the measure for the mitigation of flood events on a section of the Este River. We simulated the hydrodynamics on a stretch of the Este River during floods considering the periods before and after the construction of retention basins. For this, we built a hydrodynamic model on the section of the Este River using the Sobek program. In this model, we used data from a hydrological and topographic study executed by the Câmara Municipal de Braga. The obtained results showed significant reductions in water heights along the stretch. With this study we prove the usefulness of this strategy in flood control. The construction of this model will be a starting point for real time Este River modelling where we could test flow, speed and water heights in certain river sections. This type of model will also allow the testing of efficacy and efficiency of possible solutions before their implementation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Hidráulica e Ambiente)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49812
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado
CEC-HID - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Patrícia Eleutério Amaral.pdfTese7,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID