Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49983

TítuloCompreender a construção de competências profissionais: um estudo no contexto do estágio em enfermagem
Autor(es)Cunha, Carmen
Vieira, Flávia
Macedo, Ana Paula
Palavras-chaveEnfermagem
Estudantes
Estágio clínico
Competências
Supervisão
Students
Nursing
Competences
Practicum
Supervision
DataJul-2017
EditoraLudomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos
CitaçãoCunha, C., Vieira, F., & Macedo, A. P. (2017). Compreender a construção de competências profissionais: Um estudo no contexto do estágio em enfermagem. In Atas CIAIQ2017 – Investigação Qualitativa em Educação, Vol. 1 (pp. 186-195).
Resumo(s)O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Apresenta-se um recorte dos resultados obtidos, com um enfoque principal nos testemunhos das entrevistas, os quais evidenciam a existência de tensões relativas à relação teoria-prática e à articulação entre os dois contextos de formação, sinalizando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional.
The paper presents a case study conducted within a Nursing programmme with the purpose of understanding processes of professional competence development in the practicum. Data was collected through a questionnaire to 2nd grade students and semistructured interviews to five of those students and two supervisors, one from the training school and the other from the hospital. Partial results are presented with a focus on interview accounts, which show the existence of tensions regarding the theory-practice nexus and the articuation between both training contexts, suggesting the need to reinforce reflective, dia-logical supervision practices as well as interinstitutional colaboration
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49983
ISBN978-972-8914-75-2
Versão da editorahttp://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1333
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Compreender a construção de competências profissionais.pdf
Acesso restrito!
972,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID