Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/500
Título: | Concepções de pedagogia universitária: uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho |
Autor(es): | Melo, Maria do Céu Coelho da Silva, José Luís Gomes, Álvaro Vieira, Flávia |
Data: | 2000 |
Editora: | Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
Citação: | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 13:2 (2000) 125-156. |
Resumo(s): | O projecto “Concepções de Pedagogia Universitária — Um Estudo na Universidade do Minho” toma como objectos de análise alguns documentos de regulação dos Cursos de Licenciatura desta instituição e as opiniões de alunos e professores face a princípios e constrangimentos da pedagogia, procurando obter sinais do seu significado no discurso de regulação das práticas e nas perspectivas de quem lhes dá forma. O texto agora apresentado, produto de um primeiro momento da investigação, incide na análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado, em uso na Universidade do Minho desde 1991, procurando problematizar a sua finalidade, objecto e implicações, nomeadamente enquanto instrumento regulador das práticas de formação. Após uma clarificação do sentido matricial da expressão “pedagogia universitária”, posteriormente traduzido nalguns princípios que o podem concretizar, apresenta-se a análise do questionário, concluindo-se que deste emerge uma concepção de pedagogia afastada daquele sentido, o que coloca em causa o seu próprio valor pedagógico. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/500 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCeuMelo.pdf | 107,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |