Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50012
Título: | Desenvolvendo competências de letramento emergente: inserção do programa DECOLE no contexto da educação infantil no Brasil |
Autor(es): | Barrrera, Sylvia Domingos Ribeiro, Iolanda Viana, Fernanda Leopoldina |
Palavras-chave: | Letramento Educação pré-escolar Programa de intervenção |
Data: | 2017 |
Editora: | Penso Editora |
Citação: | Barrera, S. D., Ribeiro, I. & Viana, F. L. (2017). Desenvolvendo competências de letramento emergente: inserção do programa DECOLE no contexto da educação infantil no Brasil. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 1-16). Porto Alegre: Penso. |
Resumo(s): | Este capítulo visa, portanto, à realização de uma contextualização da organização estrutural e das orientações curriculares para a Educação Infantil atualmente vigentes no Brasil, iniciando com um breve histórico da estruturação deste nível de ensino, seguido da descrição e análise crítica das propostas curriculares oficiais. Em seguida, é realizada uma análise comparativa das semelhanças e diferenças em relação à proposta oficial portuguesa, encerrando-se o capítulo com algumas considerações gerais sobre os pressupostos teóricos e as características do programa proposto, bem como sobre o trabalho de adaptação realizado para a elaboração da versão brasileira do programa. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50012 |
ISBN: | 978-85-8429-108-3 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIANA_Cap_1 (1).pdf Acesso restrito! | 600,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |