Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50027

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.contributor.authorBaptista, Adrianapor
dc.contributor.authorBrandão, Sarapor
dc.contributor.authorBarrera, Sylvia Domingospor
dc.date.accessioned2018-02-02T13:03:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRibeiro, I., Viana, F. L., Baptista, A., Brandão, S., Barrera, S. D. (2017). “Ler”, ouvir, refletir e compreender. Operacionalizando princípios. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 93-145). Porto Alegre: Penso.por
dc.identifier.isbn978-85-8429-108-3por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50027-
dc.description.abstractNeste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa DECOLE. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPenso Editorapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectProgramas de intervençãopor
dc.subjectLiteracia emergentepor
dc.subjectLeitura de históriaspor
dc.title«Ler», ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípiospor
dc.typebookPartpor
dc.commentsO embargo manter-se-á até haver autorização da editora. Esta apenas terá lugar após a obra esgotar e se a mesma não manifestar vontade de a reeditarpor
oaire.citationStartPage93por
oaire.citationEndPage145por
oaire.citationIssue1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleDECOLE. Desenvolvendo competências de letramento emergentepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro et al, CAP 5.pdf
Acesso restrito!
2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID