Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/50150

TitlePlaneamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
Other titlesCareer planning, behaviour and academic performance in basic education
Author(s)Taveira, Maria do Céu
Azevedo, Adriana
Oliveira, Íris Martins
KeywordsDesenvolvimento de carreira
Infância
Planeamento da carreira
Desempenho académico
Issue date2017
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitationTaveira, M.C., Azevedo, A. & Oliveira, I.M. (2017). Planeamento da Carreira, Comportamento e Rendimento Académico no Ensino Básico.Revista de Estudios e Investigación en Psicología Y Educación, Extra (10), 132-136. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.3046
Abstract(s)Career planning stimulates personal competence and coping with career and future. We analyse the simultaneous relationship between career planning and academic behaviour and performance. Participants were 446 students from the 5th year (231, 52.2% boys), aged nine to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49). A demographic questionnaire and the planning subscale of the Childhood Career Development Scale were used. Results evidenced two different career profiles: the constructive, with higher planning and positive outcomes in academic behaviour and performance; the vulnerable, with lower planning, behavioural problems, more learning difficulties, and school retention. Keywords: career development, childhood, career planning, academic performance.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.
O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50150
DOI10.17979/reipe.2017.0.10.3046
e-ISSN2386-7418
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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