Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50661

Título“Mas é a sério ou é a brincar?”: as crianças, o jardim-de-infância e os direitos de participação
Autor(es)Morim, Lucília Isabel Gomes
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveInfância
Crianças
Jardim de infância
Direitos de participação
Childhood
Children
Kindergarten
Participation rights
Data2017
Resumo(s)A um par de anos de comemorar o seu trigésimo aniversário, a Convenção dos Direitos da Criança (CDC) continua a ser um desafio para todos os que lidam diariamente com as crianças, nas mais variadas esferas sociais. Tomando como ponto de partida as crianças de um jardim de infância privado, a presente investigação tem como objetivo principal recolher informação sobre as interações quotidianas entre crianças, entre crianças e adultos e as práticas promotoras de participação com que as crianças contactam durante as rotinas do jardim de infância. Pretendemos evidenciar as interações promotoras de colaboração e reflexão acerca dos diversos desafios que surgem ao longo do dia, identificados como potenciadores do desenvolvimento pessoal e social das crianças. Um estudo que se situa no paradigma qualitativo como um estudo de caso de orientação etnográfica, que recorreu à observação participante como principal método de recolha de dados, na tentativa de evidenciar as culturas das crianças e as suas linguagens. Como elemento chave do processo educativo, a educadora colaborou numa entrevista que teve por objetivo o de conhecer a sua perceção acerca da forma como as crianças organizam a sua participação nos diversos momentos da rotina e espaços do jardim de infância. Com a análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que as crianças participam ativamente durante os vários momentos da rotina. Uma participação que não fica só pelo ato de fazer com alguém, mas na qual os seus pontos de vista são considerados, alvo de análise e reflexão e vistos como oportunidade para o crescimento do grupo e do indivíduo. Os adultos não formulam julgamentos acerca de atitudes ou conflitos, mas procuram resolvê-los de forma justa, auscultando todas as partes envolvidas, de forma a que todos tenham voz. Nas interações diárias existe um clima de respeito e de convivência democrática entre adultos e crianças, contudo os tempos de atividades e horários institucionais condicionam o seu desenvolvimento. A organização dos tempos mantém-se nas mãos dos adultos. O caminho a construir deverá passar pela alteração do entendimento dos educadores de infância acerca das rotinas e dos horários para que sejam vistos como forma de proporcionar interações, descoberta e aprendizagem, ao invés de as limitar.
As the Convention on the Rights of the Child comes close to its thirtieth anniversary, it remains a challenge for all of those dealing with children on an everyday basis in their various social environments. The starting point of this research project were the children of a private kindergarten and the main goal was to gather information on the children’s everyday interactions, both among the children themselves and with adults. Within this goal, there was a specific focus on the practices that promote the participation of the children in their kindergarten routines. We aim to highlight the interactions promoting collaboration and reflection about the different challenges that children face throughout the day, which have been perceived as fostering the children’s personal and social development. This is a study integrated in the qualitative paradigm as a study case of ethnographic orientation. The main method used for data collection was participant observation, in an attempt to highlight the children’s culture and their languages. As key element of the educational process, the kindergarten teacher participated in an interview with the aim of getting to know their awareness of how the children organize their participation in the different moments in their routines and in the spaces of the kindergarten. The analysis of the collected data made it possible to verify that the children actively participate in the various moments in their routines. This is not merely doing something with someone but also having their viewpoints considered, analysed and reflected upon, and perceived as an opportunity for the growth of the group and the individual. Adults do not judge attitudes or conflict situations but try to solve them in a fair way, by listening to those involved in order to ensure that everyone has a voice. There is a feeling of respect and a democratic atmosphere between adults and children in their daily interactions; however, activities and institutional schedules may hinder their development. Time management remains in the hand of the adult. The ideal path should come from a change in the teachers’ understanding of routines and schedules so that these may become a means for interactions, discovery and learning, as opposed to limiting them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50661
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lucília Isabel Gomes Amorim.pdf4,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID