Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50699

TítuloCriatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Creativity and creative climate representations in the classroom: an exploratory study on 1st cycle of basic education
Autor(es)Leite, Carla Maria da Costa Rodrigues
Orientador(es)Morais, Maria de Fátima
Palavras-chaveCriatividade
Clima Criativo
Representações
Alunos
Professores
Creativity
Creative climate
Perceptions
Students
Teachers
Data2017
Resumo(s)No mundo atual, pautado por avanços tecnológicos vertiginosos, por um acelerado desenvolvimento científico e industrial, por conflitos religiosos, desafios económico-sociais, problemas ambientais, entre outros, é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo de todos os indivíduos e em todos os contextos. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o Educativo e, especialmente, o escolar. Alguns autores defendem que é este um dos contextos que mais intervém no potencial criativo. Neste sentido, o presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo em sala de aula em alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais concretamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género e a relação entre ambos. Participaram no estudo 164 alunos dos 2º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico de escolas públicas. A avaliação de competências criativas nos alunos foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos, realizados pelos mesmos, neste caso sendo desenhos e apelando-se à avaliação consensual e concetual. Para avaliar como os alunos percecionam o clima de sala de aula no que respeita à criatividade e como se percecionam nessa dimensão, usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados obtidos indicaram que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho em várias competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula em relação aos colegas do 2º ano. Quanto ao género, não foi evidenciada qualquer diferença na realização criativa por parte de rapazes e de raparigas, mas as raparigas percecionam mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula. Algumas dimensões das perceções de clima criativo em sala de aula, assim como o ano de escolaridade, mostraram-se ainda variáveis preditoras de competências criativas.
In today’s world, grounded in a very quick technological progress, an accelerated scientific and industrial development, religious conflicts, socio-economic challenges and environmental problems, among other issues, it becomes unquestionable the need of investing in the development of the creative potential of every person and in every context. A context which brought an important number of studies about creativity is the Educative one and, specifically, the school. Many researchers support that this context has influence on the creative potential. Therefore, the present study tries to analyze creative competences and the perceptions about the creative climate in the classroom, in children of 2nd and 4th grade in Elementary School. More specifically, it is done by exploring these variables depending on the grade, the gender and the relationship between them. 164 students of 2nd and 4th grade in public Elementary Schools participated in the research. The evaluation of creative competences of the students was conducted with an assessment methodology of the creative products made by the pupils, consisting of drawings and asking them for a consensual and conceptual evaluation. To assess how the children perceive the climate of the classroom regarding creativity and how they understand themselves at this point, it was used the Scale of the Classroom Climate for Creativity (Fleith & Alencar, 2005), adapted for Portuguese students (Dias, 2014). Results show that the 4th grade students have better performance at several creative competences and perceive a higher autonomy in classroom, compared to 2nd grade students. As for the gender, there were not significant evidence about differences in the creative performance by boys or girls, but the girls perceive more positively some dimensions of the climate in the classroom. Also, some dimensions about the classroom climate for creativity as well as the grade seem to be predictor variables for creative competences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50699
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Maria da Costa Rodrigues Leite.pdf2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID