Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50708

TítuloO fator género na participação oral na aula de Inglês: atitudes, representações e práticas de professores e alunos do Ensino Secundário em Angola
Outro(s) título(s)The gender factor in oral participation in the English language class: attitudes, representations, and practices of teachers and students of secondary education in Angola
Autor(es)Elias, Luís Sérgio Timóteo
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveGénero
Ensino / aprendizagem da língua inglesa
Participação oral
Angola
Gender
Teaching / learning english language
Oral participation
Data2017
Resumo(s)Este estudo visou compreender, a partir das atitudes, representações e práticas dos professores e alunos, em que medida o fator género condiciona positiva ou negativamente a participação oral das/dos alunos e por que razão as alunas apresentam mais dificuldades (ou não) do que os alunos em participar oralmente na aula de língua inglesa. Tendo em conta os objetivos e o quadro ético e conceptual, neste estudo recorreu-se a uma metodologia mista, orientada por um paradigma de natureza interpretativa dos fenómenos educativos. Utilizamos duas técnicas de recolha de dados: a observação de aulas, e o inquérito por questionário, a 91 alunos (31 rapazes e 60 raparigas), e por entrevista, a 5 professores de duas escolas do II ciclo do ensino secundário do Município de Benguela. Os resultados indicam que, no panorama político, parece consensual que o conceito de igualdade de género faça parte integrante, de forma inequívoca, do conteúdo dos discursos e dos documentos normativos que são produzidos a vários níveis de decisão. No plano teórico é aceite, sem grandes debates, que todos os seres humanos são livres de desenvolver as suas aptidões e de tomar as suas decisões num contexto inclusivo respeitador das múltiplas individualidades, independentemente das crenças valorizadas socialmente acerca das características e dos comportamentos tradicionalmente atribuídos aos homens e às mulheres. Contudo, na realidade e nas representações e práticas educativas estudadas, este discurso teórico e normativo não parece ter a eficácia desejada, porque, apesar dos avanços nas conceções de igualdade de direitos e nos discursos oficiais e curriculares, as vivências nas escolas ainda estão longe de uma igualdade efetiva.
By studying teachers and studentsʼ atitudes, representations and practices, this study aimed at understanding in which way gender affects positively or negatively male and female studentsʼ oral interaction, and why female students have more difficulty or not than their male counterparts in oral interaction in the English language class. Taking into account the objectives and the ethical and conceptual context, in this study we used a mixed methodology directed by an interpretation paradigm of educational phenomena. We used two data collection techniques: classroom observation and inquiry. We applied a questionnaire to 91 pupils (31 boys and 60 girls), and interviewed 5 teachers from two secondary schools of the Benguela Municipality. The results show that, in the political panorama, it seems to be consentual that there is a discourse on gender equality concept integrated both in content and legal documents produced at different decision levels. In theory, it is widely accepted that every human been is free to develop her/his aptitudes and make her/his decisions in a context that is inclusive and respectful of different individualities. A different situation is observed in the prevailing social beliefs and values about the characteristics and traditional behaviour ascribed to men and women. However, in reality, in the educational representations and practices studied, theoretical and legal documents do not seem to have the desired effectiveness, in spite of the advances in conceptions of equality of gender rights, official and curriculum discourses and schools experiences are far from effective eguality.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50708
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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