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TítuloFerramenta de gestão de auditorias num centro hospitalar no âmbito do programa de auditoria de qualidade organizacional em saúde
Outro(s) título(s)Tool of management of audits in a hospital center within the scope of the audit program of organizational quality in health
Autor(es)Ribeiro, Sílvia Patrícia da Costa
Orientador(es)Rego, Nazaré Glória Gonçalves
Palavras-chaveQualidade
Saúde
Segurança
Auditoria de qualidade
Grelha
Quality
Health care
Safety
Quality audit
Checklist
Data2017
Resumo(s)Embora sejam várias as definições do conceito da qualidade em saúde, ela vai depender da perspetiva dos intervenientes e da forma como eles a percecionam. Apesar da subjetividade do conceito, são várias as entidades nacionais e internacionais que utilizam ferramentas para a sua medição e contribuem para a fomentação da qualidade em saúde, da segurança do doente e da gestão do risco. A aposta na implementação de programas de gestão da qualidade e a certificação/acreditação das instituições são duas premissas consideradas fundamentais na atualidade. Face ao processo de Acreditação em que o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) está envolvido, a realização de auditorias organizacionais tem um papel preponderante, seja numa perspetiva de avaliação, seja como promoção ou incentivo de boas práticas. O presente projeto de intervenção, centrou-se no âmbito do programa de auditoria organizacional, tendo como objetivo a criação de uma ferramenta de gestão de auditorias no CHMA, através da parametrização de uma base de dados. Por forma a concretizar o objetivo inicial, foi efetuada a recolha e análise de literatura, de grelhas e requisitos normativos em vigor; participou-se em reuniões com as Comissões de Qualidade e Segurança, e de Gestão do Risco, e realizaram-se auditorias internas no âmbito da gestão do risco. Pela análise da informação recolhida, através da junção e uniformização da linguagem dos itens que deveriam constar na base de dados, assim como pela utilização do diagrama de afinidades, foi estruturada a parametrização da base de dados, tendo em conta um sistema de arvore, com dimensões, subdimensões que categorizam cada item/critério a auditar. Depois de testada a funcionalidade, constatou-se que a base de dados tinha algumas limitações, que apesar de não serem impeditivas para a sua utilização, poderiam atrasar o processo de criação das grelhas de auditoria.
Although there are several definitions of the concept quality in a healh care context, it will depend on the perspective of the actors and the way they perceive it. Despite the subjectivity of the concept, several national and international entities use tools to measure it, thus contributing to the promotion of quality in health care, to patient safety and to risk management. The commitment to the implementation of quality management programs and the certification/accreditation of institutions are two premises considered fundamental at the present time. Given the Accreditation process in which the Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) is involved, organizational audits play a predominant role, either in the assessment perspective or as a mean to promote and encourage the use of good practices. The present intervention project focused on the organizational audit program, aiming at the creation of an audit management tool in the CHMA, through the parameterization of a database. In order to achieve the initial objective, the literature, grids and normative requirements in force were collected and analyzed. Additionally, I participated in meetings with the Quality and Safety and Risk Management Committees, and internal audits were carried out in the area of risk management. By analyzing the collected information, through the uniformazation and standardization of the language of the items that should be included in the database, as well as the use of the affinity diagram, the parameterization of the database iwas structured based on a tree system, with dimensions, and sub-dimensions that categorize each item / criterion to be audited. After testing the functionality, it was found that the database had some limitations, which, although not impeding its use, could delay the process of creating the audit checklist.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTrabalho de projeto de mestrado em Gestão de Unidade de Saúde
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50778
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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