Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50937

TítuloConceção e modelação de um esquema híbrido de base de dados: transacional e analítico
Outro(s) título(s)Design and modeling of a hybrid database schema: transactional and analytical
Autor(es)Costa, André Pinheiro
Oliveira e Sá, Jorge
Palavras-chaveOLAP
OLTP
HTAP
Esquema conceptual de dados
Conceptual data modelling
Data7-Jun-2017
EditoraAssociação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
RevistaAtas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação
CitaçãoCosta, A. P., & Oliveira e Sá, J. (2017). Conceção e modelação de um esquema híbrido de base de dados : transacional e analítico Design and modeling of a hybrid database schema : transactional and analytical. In Capsi’2017 - 17ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (pp. 1–3). Guimarães, Portugal.
Resumo(s)Os sistemas de bases de dados em contexto organizacional estão segmentados em duas categorias: bases de dados operacionais e bases de dados analíticas. Como consequência da constante evolução tecnológica, vários esforços foram levados a cabo com o objetivo de reavaliar o paradigma atual. Assim, a conceção de bases de dados híbridas capazes de suportar o processamento transacional e analítico é vista como possível e viável. No entanto, é clara a presença de uma lacuna no que diz respeito à existência de abordagens que demonstrem como modelar esquemas conceptuais para este tipo de bases de dados. Neste póster é apresentada uma conceção e modelação de um esquema lógico de uma base de dados híbrida.
Database systems in organizational context are segmented in two categories: operational databases and analytical databases. Several efforts have been undertaken to re-evaluate the current paradigm, based on the constant technological evolution. Thus, the design of hybrid databases, capable of supporting transactional and analytical processing is possible and feasible. Even so, it is clear a gap about the existence of approaches regarding the modelling of conceptual schema for this type of databases. In this poster, is presented a logical schema for a hybrid database.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50937
DOI10.18803/capsi.v17.396-398
ISSN2183-489X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Poster 36 - André.pdf306,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID